Verstappen leva GP do Catar para coroar o tricampeonato de Fórmula 1
Max Verstappen, da Red Bull, venceu a 14ª corrida da temporada 2023. Piastri e Norris, ambos da McLaren, completaram pódio do GP do Catar
atualizado
Compartilhar notícia
Mais uma para o tricampeão mundial. O piloto Max Verstappen, da Red Bull, venceu a 14ª corrida da temporada 2023 da Fórmula 1, neste domingo (8/10), no Catar. O holandês já havia confirmado o título na prova de sprint, definida nesse sábado (7/10).
Verstappen coroou uma temporada de amplo domínio com uma prova segura de 57 voltas no circuito de Losail International.
Oscar Piastri e Lando Norris, ambos da McLaren, completaram o pódio do GP do Catar. Além da vitória de Verstappen, a corrida foi marcada por um batida entre as duas Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell, logo na largada da prova.
A 14ª vitória de Verstappen na temporada foi bastante tranquila, contrastando com a agitação nas posições seguintes durante a corrida. Piastri fez uma prova sólida na segunda posição, mas foi ultrapassado por Russell após a última janela de pit stops, por volta da 40ª volta. No entanto, Piastri conseguiu recuperar a posição quando Russell fez sua última parada.
Piastri enfrentou forte pressão de seu companheiro de equipe, Lando Norris, que ficou insatisfeito com a ordem da McLaren de não atacar nas últimas voltas. Apesar da pressão, o britânico garantiu a última vaga do pódio. Fernando Alonso, por outro lado, perdeu a chance de lutar pelo terceiro lugar após sair da pista na 33ª volta.
A McLaren celebrou seus pódios de número 500 e 501 em Lusail, o sétimo pódio de 2023. Foi um momento especial para Norris, que cruzou a linha de chegada entre os três primeiros pela segunda vez consecutiva, depois de conquistar seu primeiro pódio com um terceiro lugar no GP do Japão, na etapa anterior.
A próxima etapa da temporada será daqui a duas semanas, GP dos Estados Unidos, no circuito das Américas.