metropoles.com

GP de São Paulo: Verstappen corre contra punição para despistar Norris

O Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil, que ocorre em São Paulo, é ainda palco de homenagens a Ayrton Senna, que morreu há 30 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lars Baron – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Imagem coloriada de Max Verstappen no GP de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Imagem coloriada de Max Verstappen no GP de São Paulo - Metrópoles - Foto: Lars Baron – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Tal qual a cidade, o Grande Prêmio de São Paulo promete ritmo extremamente acelerado para a prova principal do evento, que pode ser decisiva para o britânico Lando Norris, da McLaren, e holandês Max Verstappen, da Red Bull. Eles e os demais pilotos da Fórmula 1 correm neste domingo (3/11), a partir das 12h30, em solo brasileiro. O holandês, porém, precisa vencer uma punição.

A corrida, que marca a 21ª etapa da temporada, realizada no Autódromo de Interlagos, pode ser a chance de Norris diminuir ainda mais a distância em pontos de Verstappen. O líder tem 44 de vantagem para o segundo colocado, mas o britânico torce e corre para diminuir para 18 pontos.

O encurtamento para 18 pontos só é possível, porém, se Norris vencer a corrida com a volta mais rápida e o Verstappen não pontuar. Além de correr contra o britânico, o holandês precisa superar uma penalidade de cinco posições por ter realizado troca de peças dentro do motor. Portanto, ainda que conquiste a pole position, o tricampeão vai largar em quinto lugar.

A classificação do grid de largada não ocorreu, no último sábado (2/11), e foi adiada para este domingo. Norris anotou 1m23s405 para ficar com a pole position e Verstappen foi eliminado no Q2. Ele deveria largar em 12º, mas a punição o joga para 17º.

São Paulo de Senna

Além de muita velocidade, o evento conta com muitas homenagens a Ayrton Senna. A terra natal do piloto que morreu há 30 anos tornou-se palco de tributos. A McLaren, por exemplo, usada pelo herói brasileiro no bicampeonato de 1990, desfilou no Autódromo de Interlagos guiada pelo heptacampeão Lewis Hamilton.

As zebras da pista estão coloridas conforme o capacete do tricampeão – azul, amarelo e verde. Um capacete gigante com a frase “Para sempre Senna” foi exposto ao público. Bonés e pneus com as cores que remetem ao rei de Mônaco são distribuídos aos pilotos que pegam pódio ou faturam a pole position.

Tabela antes da corrida

  1. Max Verstappen, 367 pts;
  2. Lando Norris, 323;
  3. Charles Leclerc, 297;
  4. Oscar Piastri, 258;
  5. Carlos Sainz, 244;
  6. Lewis Hamilton, 189;
  7. George Russell, 180;
  8. Sergio Pérez, 151;
  9. Fernando Alonso, 62;
  10. Nico Hülkenberg, 31.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?