metropoles.com

Veja o que está em jogo na 38ª e última rodada do Brasileirão

Brasileirão chega ao fim nesta quarta-feira (6/12), com quase todos os jogos acontecendo simultaneamente às 21h30

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joilson Marconne / CBF
Imagem colorida mostra Taça do Campeonato Brasileiro de 2023, o Brasileirão - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Taça do Campeonato Brasileiro de 2023, o Brasileirão - Metrópoles - Foto: Joilson Marconne / CBF

O Brasileirão terá, nesta quarta-feira (6/12), sua última rodada. Nela, iremos conhecer o campeão, último rebaixado e classificados para a Libertadores e Sul-Americana.

Com exceção de América-MG x Goiás, que irão duelar às 19h, todas as partidas acontecerão simultaneamente às 21h30 desta quarta.

Título garantido?

O Palmeiras chega como grande postulante ao título do Brasileirã0. A equipe treinada por Abel Ferreira tem 69 pontos e, para perder, precisa ser derrotado pelo Cruzeiro e ainda ver seus adversários tirarem toda a vantagem que o Verdão construiu no saldo de gol.

A equipe paulista tem 31 de saldo de gol, Atlético-MG, 2º colocado, tem 23 de SG, seguido por Flamengo, 3º na tabela, com 15 de saldo.

Luta contra o rebaixamento

Santos, Vasco e Bahia são os times que estão fugindo da última vaga do Z-4. A equipe nordestina e Atlético-MG fazem o segundo jogo que vale tanto para o mandante quanto para o visitante.

Enquanto o Galo viaja sonhando com o título e em busca da vitória para garantir a sua vaga no G-4, o Tricolor de Aço espera contar com a força da sua torcida, na Arena Fonte Nova, para conquistar os três pontos e fugir do rebaixamento na rodada final.

Já o Vasco, que pega o Bragantino garantindo na fase playoffs da Libertadores, depende da vitória para escapar de uma possível ida à segunda divisão ou torcer para uma derrota do Bahia.

O Cruzmaltino tem apenas um ponto de diferença primeiro time na zona da degola, Bahia.

Confirmado na Copa Sul-Americana de 2024, o Fortaleza encontra um Santos desesperado na última rodada. Na Vila Belmiro, o Peixe joga pela sua vida em partida que pode definir a sua permanência na Série A de 2024, e precisa da vitória se não quiser depender dos resultados de Bahia e Vasco para confirmar que venceu a luta contra o rebaixamento nesta temporada.

Briga pelo G-4 do Brasileirão

Apenas o Palmeiras está confirmado entre os quatro primeiros do Brasileirão, mas Atlético-MG, Flamengo e Grêmio dependendo apenas deles mesmos para garantir a vaga direta à fase de grupos.

Já o Botafogo, que liderou o campeonato por 33 rodas e chegou a ter 13 pontos de vantagem para o 2º colocado, torce para um resultado negativo do adversários e beliscar a última vaga direta. Vale lembrar que o Fogão não vence há dez rodadas.

O Botafogo se classificaria diretamente para a Libertadores com os seguintes cenários:
– Empate ou derrota do Atlético-MG para o Bahia
– Empate ou derrota do Flamengo para o São Paulo
– Empate ou derrota do Grêmio para o Fluminense

Vaga na Sul-Americana em aberto

Internacional, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians já estão garantindo na Sul-Americana de 2024. Resta apenas a última vaga estará em aberto.

O Cruzeiro, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFM), Cruzeiro tem 90,1% de chances de se classificar para o torneio. Porém, em caso de vitória do Santos e com a derrota da Raposa, a equipe paulista ultrapassaria o time treinado por Paulo Autuori pelo critério de vitórias e se classificaria para a competição.

Confira a tabela do Brasileirão:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?