metropoles.com

UFC: Durinho luta por cinturão e conta com apoio de “parça” do DF

Amigo do desafiante ao título dos meio-médios do evento, Vicente Luque ficará no corner do brasileiro na luta deste sábado (13/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images / Mike Roach
Gilbert Durinho e Vicente Luque
1 de 1 Gilbert Durinho e Vicente Luque - Foto: Getty Images / Mike Roach

Gilbert Burns, o “Durinho”, pode fazer história no UFC 258, neste sábado (13/2), em Las Vegas. O brasileiro pode se tornar campeão da categoria dos meio-médios do evento, tendo pela frente o nigeriano Kamaru Usman, detentor do cinturão.

E o Distrito Federal terá papel importante na luta: o lutador brasiliense Vicente Luque é amigo pessoal do carioca e estará no corner do brasileiro. O Metrópoles conversou com os amigos e conferiu a expectativa de ambos para o combate deste sábado:

Amizade
Vicente Luque e Gilbert Durinho dividem a mesma categoria no UFC: os dois integram os meio-médios da organização. Neste sábado, é a vez do carioca desafiar Kamaru Usman, campeão da categoria. E o brasiliense não só foi aos Estados Unidos acompanhar o combate, como estará no corner de Durinho, ajudando o amigo.

O candango conta como tudo começou.

“Conheci o durinho em 2014. A gente ainda não era lutador do UFC e o conheci em um treino. Nos treinos a gente começou a formar a amizade, mais pela forma de ser mesmo. Eu tinha experiência na parte em pé e ele no chão e um ajudava o outro. No sparring a gente gostava muito de treinar um com o outro. Em 2016 nós dois lutamos na mesma noite e começamos a nos ajudar na questão do corte de peso Saíamos para correr, fazíamos treino extra no fim de semana. E assim fomos fomos construindo esse vínculo mais forte. Depois disso sempre passamos a ir para o corner um do outro. É uma amizade que vai muito além do tatame, das lutas. Conheço a família dele, os filhos, esposa. É uma amizade familiar, de conviver com a família um do outro”, revela Vicente.

O vínculo entre os dois é tão forte, que Durinho afirma que não enfrentaria o amigo e colega de categoria. O carioca afirmou que não só não lutaria contra Vicente, como abriria mão do cinturão caso tivesse que lutar com o amigo.

“Só não lutaria com o Vicente e meu irmão. É um cara que tenho um carinho muito grande e está me ajudando a conquistar grandes coisas”, disse, em entrevista aos jornalistas brasileiros na semana que antecedeu a luta.

Contra o ex-campeão
Durinho é o primeiro do ranking dos meio-médios do UFC e ganhou o title shot para enfrentar o campeão neste sábado. Já o brasiliense é o décimo colocado e terá, em março, uma grande chance de subir mais degraus rumo ao topo da categoria: Vicente Luque enfrenta, no dia 27, o ex-campeão Tyron Woodley.

“Estou fazendo toda a minha preparação em Brasília, na Cerrado MMA, academia onde eu treino. Espero enfrentar o melhor Woodley e vencer, para subir na minha categoria”, diz o Assassino Silencioso.

“Não somos amigos”
Assim Gilbert Durinho resumiu a relação com Kamaru Usman, adversário deste sábado. Isso porque os dois foram companheiros de treino e têm mais de 200 rounds de sparring juntos. “Eu o vejo como um colega de trabalho que eu tinha. Não o vejo como um amigo e não somos e nunca fomos amigos”, afirmou o carioca.

O combate entre os dois ex-parceiros de treinos estava previsto para acontecer em julho de 2020. Mas o brasileiro testou positivo para Covid-19 e a luta teve que ser adiada.

“Tive que refazer minha preparação. Principalmente psicologicamente. Sou muito ansioso, preciso ter planos traçados. Nós recriamos a preparação para essa nova luta, para diminuir um pouco a minha ansiedade. Mas deu tudo certo e vamos em busca desse cinturão para o Brasil”, diz.

Mas a parada não será das mais fáceis para o brasileiro. Do outro lado está o campeão Kamaru Usman. “The Nigerian Nightmare” detém o cinturão dos meio-médios desde 2019. Às vésperas da luta, Usman provocou e disse que Durinho já sabe o que vai acontecer. 

O UFC 258 acontece neste sábado, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O card preliminar está previsto para começar às 20h, com as lutas principais previstas para 23h. O canal Combate anuncia a transmissão ao vivo de todo o evento. 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?