Uefa lamenta a morte de Beckenbauer: “Grande alemão”
Ex-zagueiro é apontado como responsável por moldar o futebol alemão em tributo publicado no site oficial da entidade
atualizado
Compartilhar notícia
A Uefa, entidade europeia do futebol, lamentou o falecimento do ex-jogador e ex-técnico alemão, Franz Beckenbauer. Nesta segunda-feira (8/1), o site da Uefa compartilhou um tributo ao campeão da Copa do Mundo como treinador e jogador.
No texto, a Uefa afirma que Beckenbauer foi responsável por moldar o futebol alemão.
“Franz Beckenbauer, o jogador que moldou o futebol alemão como nenhum outro, faleceu. ‘Der Kaiser’, como era carinhosamente conhecido em todo o mundo do futebol, morreu neste domingo aos 78 anos”, inicia o comunicado.
“Um jogador extraordinário, um treinador de sucesso, um comentarista popular, um oficial influente, um anfitrião de caridade – Beckenbauer será lembrado por tudo isso e muito mais”, diz a homenagem.
A UEFA também recordou os inúmeros títulos do ex-zagueiro. “Durante a sua carreira ativa, Beckenbauer venceu o Campeonato do Mundo Fifa, o Campeonato da Europa, a Taça dos Campeões Europeus (3 vezes), a Taça das Taças, bem como a Bundesliga (5) e a Taça da Alemanha (4). Como treinador, conduziu a Alemanha ao Campeonato do Mundo de 1990 e celebrou a conquista da Taça Uefa em 1996 ao serviço do clube que ficará para sempre ligado ao seu nome, o FC Bayern de Munique”, destacou.
A informação da morte de Beckenbauer foi confirmada pela família do ex-jogador. O ex-zagueiro tinha 78 anos, já estava internado há alguns meses e seu estado de saúde gerava preocupações.
“É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia nesse domingo (7/1), cercado por seus familiares. A família pede que ‘possam sofrer em silêncio e abster-se de receber qualquer pergunta”, disse a família, em comunicado.