Tubarões do Cerrado conquista Campeonato Candango de Futebol Americano
Time do DF foi até a casa do adversário, em Goiânia, e venceu por 33 a 14. No próximo semestre, começam as competições nacionais
atualizado
Compartilhar notícia
É campeão! Os Tubarões do Cerrado venceram por 33 a 14 o Goiânia Rednecks e sagrou-se campeão Candango de Futebol Americano. Foram quase quatro horas de um jogo emocionante, com a presença de torcedores animados, muita música, comida, brinquedos para crianças, líderes de torcida e shows.
A final foi em Goiás e o Goiânia Rednecks era o favorito do jogo, já que havia ganhado uma partida contra os próprios Tubarões do Cerrado nesta mesma temporada. Vale lembrar que o time é de Goiás, mas compete com os times candangos. A equipe também jogou em casa, no Estádio Hailé Pinheiro, com a presença de 4.200 torcedores, sendo o maior público da temporada. Mesmo assim, o Tubarões não quis saber do adversário e venceu com certa facilidade.No próximo semestre, os dois times disputarão a Liga Nacional e a Superliga de futebol americano. Nas competições, serão mais de 30 times de todo o Brasil. “É muito bom acompanhar o crescimento do esporte brasileiro e candango. Estamos muito felizes com o campeonato candango, mas já treinando para o semestre que vem”, contou Bruno Oliveira, do Tubarões do Cerrado.
E ele tem razão. Mais essa edição do torneio local deixou claro como o crescimento do esporte da bola oval no Distrito Federal é mesmo uma realidade. Atualmente, há cinco times por aqui: Brasília Alligators, Brasília Templários, Brasília V8, Leões de Judá e Tubarões do Cerrado. Neste ano, o Campeonato de Futebol Americano do DF teve sete jogos realizados entre os meses de março e junho.
Mas apesar do crescimento notório, o esporte ainda enfrenta algumas guerras em Brasília. No momento, a Federação Brasiliense de Futebol Americano está negociando com a Federação de Futebol do DF sobre o uso dos estádios da região. O esporte mais tradicional no Brasil vêm travando brigas constantes alegando que o futebol americano danifica os gramados.
No entanto, de acordo com Raphael Negreiros, diretor-geral da Federação Brasiliense de Futebol Americano, o encontro e o clima entre as federações vem melhorando. Há uma próxima reunião marcada para a segunda quinzena de junho, quando os representantes de cada lado poderão apresentar suas propostas.
Além disso, houve uma transmissão ao vivo da partida pela All Sports TV, que bateu seu antigo recorde, com 58.675 acessos e 30.000 IPs simultâneos. De acordo com Dionísio Rodrigues, a transmissão teve interatividade com pessoas de 12 estados diferentes, entre eles Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, e, é claro, Goiás e o Distrito Federal. “Esses números só confirmam o interesse do brasileiro por outros esportes, e pode marcar o fim de uma monocultura esportiva”, conclui.