metropoles.com

Troféu Maria Lenk será em parque aquático das Olimpíadas ainda não inaugurado

“A piscina interna está praticamente pronta e o nadador brasileiro quer nadar onde vai ser os Jogos Olímpicos”, afirmou superintendente da CBDA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
olimpíadas rio 2016
1 de 1 olimpíadas rio 2016 - Foto: Reprodução

O Comitê Organizados dos Jogos Olímpicos Rio-2016 e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciaram, nesta quarta-feira (16/3), que o Troféu Maria Lenk, de 15 a 20 de abril, será mesmo realizado no Estádio Aquático Olímpico. Há duas semanas, a Federação Internacional de Natação (Fina) divulgou o regulamento do torneio, que vale como evento-teste da Olimpíada, sem assegurar que ele ocorreria no parque aquático, que ainda não foi inaugurado.

“A piscina interna está praticamente pronta e o nadador brasileiro quer nadar onde vai ser os Jogos Olímpicos. Muitos não terão a oportunidade de estar no cenário e suas famílias também não. Além disso, pela evolução prática que as coisas tiveram faremos a competição lá. Nós realizamos vistorias anteriores e relacionamos os pontos críticos”, explica Ricardo Moura, superintendente executivo da CBDA, que esteve no Estádio Aquático Olímpico na terça-feira.

De acordo com o Comitê Rio-2016, só na terça foi tomada a decisão de realizar o Maria Lenk lá e não no Parque Aquático Maria Lenk, que também fica no Parque Olímpico e será sede das competições de saltos ornamentais e polo aquático nos Jogos do Rio.

“O Troféu Maria Lenk obviamente ainda não terá tudo o que está previsto para os Jogos Olímpicos, como a cobertura da piscina de aquecimento. Há uma solicitação também para que a competição aconteça lá para testar coisas cruciais como a cronometragem, por exemplo”, completa Moura, reforçando que a competição não será aberta ao público em geral, apenas a credenciados e convidados.

Para que os atletas se concentrem na obtenção de índices, o Maria Lenk deste ano não terá a disputa das provas que não são olímpicas: 50m costas, 50m peito, 50m borboleta, 800m no masculino e 1.500m no feminino. Da mesma forma, não serão disputados os revezamentos.

Também diferente do habitual, desta vez o Maria Lenk não vai de terça a sábado, mas de sexta a quarta-feira. Os 50m livre, prova mais aguardada, com Cesar Cielo tentando se garantir na Olimpíada, será apenas no último dia.

Apesar da presença de até 200 nadadores estrangeiros, o torneio Lenk seguirá sendo uma competição interclubes. Assim, os resultados dos estrangeiros não valerá para a disputa do título geral entre as equipes nacionais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?