Trio de judocas do DF disputará a Gymnasiade, na França
Bianca Reis, Lucas Takaki e Fabiane Pires representarão o Distrito Federal na maior competição estudantil do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Três jovens judocas de Brasília estão com viagem marcada para a França, para a disputa da Gymnasiade, a principal competição escolar do esporte.
Bianca Reis, Fabiane Pires e Lucas Takaki venceram a seletiva para o torneio na última semana, em Aracaju, e representarão a cidade na disputa, marcada para a primeira quinzena de maio.
O trio do DF fez bonito na seletiva para a competição. Aos 16 anos, Lucas Takaki venceu quatro lutas até chegar ao título na categoria até 55kg. “Lutei contra os melhores judocas do Brasil na minha categoria. Foram quatro lutas muito duras, mas eu e meu técnico Robert Marques tínhamos estratégia para todas elas e conseguimos o melhor resultado”, avalia.
Fabiane Pires, de 17 anos, também venceu em sua categoria, que contava com 24 atletas. “Fiz cinco lutas. A semifinal foi muito trabalhosa, chegando a durar nove minutos. A final foi cansativa, intensa”, diz. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de representar o Brasil lá fora. É algo meio assustador, mas quero manter o pensamento positivo para trazer uma medalha para o Brasil”, conta Fabiane, sobre a expectativa para a Gymnasiade.
Agenda cheia
Um dos grandes destaques da modalidade em Brasília e no Brasil, Bianca Reis também carimbou o passaporte para o torneio internacional. Com participações em torneios na América do Sul, será a primeira participação de Bianca em competições na Europa e no Mundial.
Bianca emenda uma série de competições antes da ida à França. No início de abril vai até Lima, no Peru, para a disputa do Pan-Americano nas categorias sub-18 e sub-21. No final de abril disputa o Sul-Americano, em Rosário, na Argentina.
A competição
A Gymnasiade – Jogos Escolares Mundiais, é uma competição considerada os Jogos Olímpicos para atletas em idade escolar, de 16 a 18 anos. Este ano, a disputa acontecerá na França, entre os dias 14 e 22 de maio. São 3.500 atletas de mais de 70 países que competirão em 20 modalidades esportivas.
A seletiva para o torneio, realizada em Aracaju-SE, contou com mais de 3 mil atletas de oito modalidades.