metropoles.com

Treze atletas do DF vão disputar os Jogo Mundiais Escolares

Os brasilienses participarão de quatro das 12 modalidades do torneio: sete competidores no atletismo, quatro no judô, um na ginástica artística e outro no caratê

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CBDE
gymnasiade 2
1 de 1 gymnasiade 2 - Foto: Divulgação/CBDE

No ano em que as Olimpíadas ocorrem no Brasil, jovens atletas brasileiros também vão ter a oportunidade de disputar medalhas na Gymnasiade — os Jogos Mundiais Escolares. A delegação do Distrito Federal vai à cidade de Trabzon, na Turquia, com 13 estudantes e atletas. As competições serão entre os dias 10 e 18 de julho.

Os brasilienses vão participar de quatro das 12 modalidades do torneio: sete competidores no atletismo, quatro no judô, um na ginástica artística e outro no caratê. Eles ganharam direito à vaga após uma seletiva nacional realizada em Belo Horizonte (MG), entre 10 e 14 de maio. Para boa parte dos atletas, a Gymnasiade é a primeira oportunidade de viajar para fora do Brasil.

É o caso da judoca Luana Costa, de 17 anos, que vai estrear em competições internacionais nos Jogos Mundiais Escolares. “Como é a primeira vez que luto no exterior, não sei exatamente o que esperar. Só sei que o objetivo é o mesmo de sempre: ir com tudo e sair com a vitória”, conta a atleta.

 

Reprodução
A Gymnasiade vai ser a primeira competição internacional da jovem Luana Costa (à esquerda), 17 anos, que luta judô na categoria meio médio

 

Com o objetivo de se preparar para o evento, a moradora do Condomínio Privê, em Ceilândia, montou uma rotina intensa de treinos. As sessões ocorriam diariamente, até nos fins de semana, e duravam cerca de quatro horas. Tudo valeu a pena, segundo Luana. “Estou muito animada e não vejo a hora de competir”, diz.

O presidente da Federação Regional do Desporto Escolar do Distrito Federal e Entorno (FRDE-DF), Marcelo Rozemberg, defende que a participação na Gymnasiade é uma oportunidade para os jovens atletas. “Além do aperfeiçoamento técnico que eles vão ter, a aprendizagem cultural em outro país também é incrível. Queremos que eles criem o interesse em permanecer no esporte e possam representar o Brasil mais uma vez no futuro”.

Gymnasiade
Os custos com a viagem para a Turquia são pagos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Alguns atletas já embarcaram para a competição e os outros devem sair do DF entre sábado (9/7) e domingo (10). 

A Gymnasiade é um evento esportivo que teve início em 1974, com a primeira edição realizada em Wiesbaden, na Alemanha. Até 1990, era realizado a cada dois anos e, desde então, ocorre em intervalos de três anos. Durante a competição são disputadas as modalidades atletismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica aeróbica, natação, tiro com arco, xadrez, esgrima, judô, caratê, tênis e luta olímpica. Podem participar atletas entre 13 e 17 anos, matriculados em instituições de ensino.

A última edição do evento foi realizada no Distrito Federal, em 2013. Com participação em todas as modalidades, o Brasil ficou em 3º lugar no quadro de medalhas. A delegação brasileira para este ano vai contar com 230 pessoas e, segundo Marcelo Rozemberg, o objetivo é também ficar entre os três primeiros colocados.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?