Treze atletas do DF vão disputar os Jogo Mundiais Escolares
Os brasilienses participarão de quatro das 12 modalidades do torneio: sete competidores no atletismo, quatro no judô, um na ginástica artística e outro no caratê
atualizado
Compartilhar notícia
No ano em que as Olimpíadas ocorrem no Brasil, jovens atletas brasileiros também vão ter a oportunidade de disputar medalhas na Gymnasiade — os Jogos Mundiais Escolares. A delegação do Distrito Federal vai à cidade de Trabzon, na Turquia, com 13 estudantes e atletas. As competições serão entre os dias 10 e 18 de julho.
Os brasilienses vão participar de quatro das 12 modalidades do torneio: sete competidores no atletismo, quatro no judô, um na ginástica artística e outro no caratê. Eles ganharam direito à vaga após uma seletiva nacional realizada em Belo Horizonte (MG), entre 10 e 14 de maio. Para boa parte dos atletas, a Gymnasiade é a primeira oportunidade de viajar para fora do Brasil.
É o caso da judoca Luana Costa, de 17 anos, que vai estrear em competições internacionais nos Jogos Mundiais Escolares. “Como é a primeira vez que luto no exterior, não sei exatamente o que esperar. Só sei que o objetivo é o mesmo de sempre: ir com tudo e sair com a vitória”, conta a atleta.
Com o objetivo de se preparar para o evento, a moradora do Condomínio Privê, em Ceilândia, montou uma rotina intensa de treinos. As sessões ocorriam diariamente, até nos fins de semana, e duravam cerca de quatro horas. Tudo valeu a pena, segundo Luana. “Estou muito animada e não vejo a hora de competir”, diz.
O presidente da Federação Regional do Desporto Escolar do Distrito Federal e Entorno (FRDE-DF), Marcelo Rozemberg, defende que a participação na Gymnasiade é uma oportunidade para os jovens atletas. “Além do aperfeiçoamento técnico que eles vão ter, a aprendizagem cultural em outro país também é incrível. Queremos que eles criem o interesse em permanecer no esporte e possam representar o Brasil mais uma vez no futuro”.
Gymnasiade
Os custos com a viagem para a Turquia são pagos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Alguns atletas já embarcaram para a competição e os outros devem sair do DF entre sábado (9/7) e domingo (10).
A Gymnasiade é um evento esportivo que teve início em 1974, com a primeira edição realizada em Wiesbaden, na Alemanha. Até 1990, era realizado a cada dois anos e, desde então, ocorre em intervalos de três anos. Durante a competição são disputadas as modalidades atletismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica aeróbica, natação, tiro com arco, xadrez, esgrima, judô, caratê, tênis e luta olímpica. Podem participar atletas entre 13 e 17 anos, matriculados em instituições de ensino.
A última edição do evento foi realizada no Distrito Federal, em 2013. Com participação em todas as modalidades, o Brasil ficou em 3º lugar no quadro de medalhas. A delegação brasileira para este ano vai contar com 230 pessoas e, segundo Marcelo Rozemberg, o objetivo é também ficar entre os três primeiros colocados.