Três franquias da NFL pedem mudança para Los Angeles
Rams e Raiders, que já tiveram como sede a metrópole norte-americana, pretendem retornar ao local e jogar no Farmers Field
atualizado
Compartilhar notícia
Com o fim da temporada regular do futebol americano – os playoffs começam no neste sábado (9/1) – alguns clubes iniciaram uma movimentação diferente: a mudança de sede. Três das 32 franquias da NFL encaminharam uma proposta formal aos comissários com o intuito de irem para Los Angeles, na Califórnia.
St. Louis Rams, Oakland Raiders, e San Diego Charges manifestaram o interesse na noite de segunda-feira (4/1). Destes, os dois primeiros já tiveram sua sede em Los Angeles. Ambos saíram da cidade após a temporada de 1994. Já o time de San Diego mudaria pela primeira vez de cidade.
Diferentemente do futebol, os esportes americanos são tratados como franquias, podendo mudar de cidade. No caso da NFL, é necessária a aprovação de três quartos dos times. As mudanças, na maioria das vezes, acontecem por questões econômicas. E como Los Angeles não conta com um time de futebol americano há 21 anos, esse é o grande interesse das franquias.
Memória
Desde que Rams e Raiders deixaram Los Angeles, após a temporada 1994/95, nada menos do que 18 times cogitaram mudar suas franquias para a maior cidade da Califórnia. Desde então, 27 novos estádios foram construídos ou reformados, segundo levantamento feito pelo blog Prime Time.
A NFL informou que os comissários da entidade se reunirão nesta semana e anunciarão na semana que vem se os clubes poderão ou não votar. Caso a mudança seja aprovada, o realojamento será decidido por todos os clubes da franquia. Ao todo, 24 times deverão votar a favor da mudança. A NFL é a única liga que não conta com um time em Los Angeles.
O futebol americano sobrevive na cidade graças ao futebol americano universitário, que serve como base para os times profissionais. Contam com dois times o beisebol (Dodgers e Angels), basquete masculino (Lakers e Clippers), hóquei (Kings e Ducks). Na WNBA, a liga feminina, conta com as Sparks e o futebol tem o Galaxy como time profissional.