Série da Netflix relembra início de Senna no kart e na Fórmula Ford
A Fórmula Ford era uma categoria disputada na Europa como preparação para as classes superiores, por exemplo, a Fórmula 1
atualizado
Compartilhar notícia
Senna, nova série em plataforma de streaming que retrata a vida e carreira de Ayrton Senna, chegou no catálogo da Netflix. Apesar de ficcional, a produção conta com doses de verdade da trajetória do piloto, por exemplo, na Fórmula Ford como mostra o primeiro episódio do seriado.
O jovem Ayrton, de 21 anos, embarcou para a Europa na intenção de impressionar na Fórmula Ford, categoria de preparação para as classes superiores. Ali, ele passa a trabalhar diretamente com os mecânicos para ajustar um carro mais complexo que um kart, mas muito menos potente que um Fórmula 1.
O argentino Enrique Mansilla era o companheiro e principal rival do brasileiro na Fórmula Ford. Eles estreiam no circuito Brands Hatch, onde duas semanas depois Senna conquistou a primeira vitória. Apesar dos percalços, o paulista conquistou 12 vitórias em 20 corridas e, então, sagrou-se campeão estreante.
A partir dali, Senna chama atenção das fórmulas superiores e começa a trilhar um caminho que parte da família não apoiava, mas o trajeto o levaria a ser um dos maiores nomes do automobilismo.
Atualmente, a Fórmula Ford já não mantém mais os status de décadas atrás. As atenções estão voltadas para as Fórmulas BMW e Renault.