Torneio internacional de Beach Tennis marca retomada do esporte em Brasília
ITF Sand Series chega à reta final com grandes estrelas da modalidade disputando a competição à beira do Lago Paranoá
atualizado
Compartilhar notícia
A orla do Lago Paranoá tornou-se o cenário para a disputa do ITF Sand Series Brasília 2021. O torneio é considerado um dos mais importantes do Beach Tennis e reúne estrelas da modalidade, que vem ganhando praticantes no DF e em todo o Brasil.
Com mais de 10 quadras e disputas entre profissionais do esporte e amadores, o ITF é um dos primeiros grandes eventos esportivos na cidade e marca o início da retomada de atrações deste porte em Brasília.
Entenda
O Beach Tennis é uma espécie de junção de dois esportes: vôlei de praia e tênis. Quem explica mais sobre a prática é Bruno Ferreira, um dos idealizadores e organizadores do ITF Sand Series Brasília.
“O Beach Tennis é uma modalidade criada em 1997, na Itália, em Ravena. É um esporte que começou sendo praticado com raquetes parecidas com as de frescobol e uma rede um pouco mais alta do que as usadas atualmente. O esporte foi evoluindo, e chegou em 2007 no Brasil. Hoje, já é disputado com uma raquete específica, de carbono, e a bola é um pouco mais leve que a de tênis”, conta.
A modalidade ganhou muito espaço durante a pandemia do novo coronavírus por manter o distanciamento entre os atletas e por ser praticada ao ar livre.
“O Beach Tennis explodiu no Brasil devido à pandemia. As pessoas buscavam uma prática esportiva segura, com distanciamento, ao ar livre. Hoje, temos cerca de 400 mil praticantes no Brasil”, diz Ferreira.
Retomada
O ITF Sand Series é um dos principais torneios da modalidade e, até este domingo (17/10), mantém Brasília como a capital mundial do esporte.
Às margens do Lago Paranoá, o evento conta com o apoio de empresários locais. “Fizemos um grande esforço para viabilizar o torneio, ainda mais neste momento de insegurança. E conseguimos montar o campeonato em um lugar superbacana, depois de muitas conversas, de muitas tentativas. São mais de 160 atletas do mundo inteiro, e de 400 a 500 amadores do Brasil. Brasília é carente de eventos esportivos, musicais, então isso vai agregando cada vez mais. A cena vai se repetindo, os patrocinadores vão ganhando confiança e os próprios atletas querem conhecer Brasília”, diz Leandro Pompeo, um dos proprietários do Fuego Alma e Vino, na 112 Sul, e um dos apoiadores do evento.
O ITF Sand Series conta com a presença de público. Entre as exigências, estão a vacinação contra a Covid-19 e a testagem. “Seguimos todos os protocolos exigidos e, em um momento como o que estamos passando, esses protocolos são fundamentais. Aos poucos, vamos retomando os eventos e as coisas vão normalizando”, conclui Sergio Oprea, um dos idealizadores do torneio.
Finais
Neste sábado (16/10), a arena do ITF Sand Series foi palco da reta decisiva da competição, no masculino e no feminino. O complexo também conta com quadras para amadores, que podem realizar partidas da modalidade.
O Brasil não tem mais atletas entre as quatro melhores duplas do certame na categoria masculino. Nas quartas de final, André Baran e Vini Font caíram para Nicolas Gianotti (FRA) e Mattia Spoto (ITA), e o brasileiro Airton Macedo, que faz dupla com Gerard Querol, caiu para a dupla formada pelo russo Nikita Burmakin e o italiano Tommaso Giovannini.
No feminino, o Brasil chegou forte para a fase final. Vitoria Marchezini e Marcela Vita enfrentam a dupla formada por Patricia Diaz (VEN) e a brasileira Rafaella Miller por uma vaga na final. E a também brasileira Nicole Nobile e a italiana Sofia Cimatti encaram Giulia Gasparri e Ninny Valentini, dupla da Itália, pelo outro lugar na decisão.
As finais do ITF Sand Series Brasília 2021 estão previstas para começar às 9h deste domingo, com transmissão do canal BandSports.