Torneio de Wimbledon quebra tradição centenária. Veja qual
Um dos mais tradicionais torneios do tênis mundial, Wimbledon passará por mudanças a partir de 2025
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos maiores torneios de tênis do mundo, Wimbledon anunciou que quebrará uma tradição de 147 anos em 2025.
A competição vai substituir os juízes de linha por um sistema virtual marcação automática. A novidade foi confirmada pelo All England Club, onde acontece o torneio de Wimbledon.
“Depois de analisar os resultados dos testes realizados no Campeonato deste ano, consideramos que a tecnologia é suficientemente robusta e que chegou o momento de dar esse passo importante em busca da máxima precisão em nossa arbitragem”, diz o comunicado da All England Club.
A tecnologia, chamada de Electronic Line Calling (ECL), foi utlizada pela primeira vez, como teste, no ATP Next Gen Finals 2017, que reúne os melhores tenistas sub 21. Durante a pandemia de de Covid-19, o ECL ganhou mais espaço. Hoje, ele é utilizada em outros dois Grand Slams: Australian Open e US Open. Há a expectativa de que Roland Garros também possa aderir a novidade.
A decisão de trocar os juízes de linha pela tecnologia é popular entre os atletas. Novack Djokovic foi desclassificado do US Open em 2020 após acertar uma bolada em uma juíza. O fato ocorreu antes da implantação do ECL no torneio, que acontece em solo americano.