metropoles.com

Torcedores são presos na Espanha por racismo contra Yamal e Raphinha

Três torcedores foram presos pela Polícia Nacional da Espanha por proferirem ofensas racistas em partida ocorrida no fim de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alberto Gardin/NurPhoto via Getty Images
Foto colorida de Lewandowski, Yamal e Raphinha, do Barcelona - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Lewandowski, Yamal e Raphinha, do Barcelona - Metrópoles - Foto: Alberto Gardin/NurPhoto via Getty Images

Três torcedores do Real Madrid flagrados proferindo ofensas racistas contra o atacante espanhol Lamine Yamal e o meia brasileiro Raphinha, do Barcelona, durante partida no fim de outubro, foram presos pela Polícia Nacional da Espanha.

“Os presos realizaram manifestações xenófobas que atacaram a dignidade e a integridade moral de ambos”, informou a polícia espanhola neste sábado (23/11). “A massiva viralização fez com que diversos meios de comunicação nacionais e internacionais a ecoassem devido ao enorme impacto público alcançado, prosseguiu a corporação.”

A partida do clássico em que os insultos foram feitos ocorreu em 26 de outubro deste ano e terminou em goleada da equipe catalã por 4 x 0 em pleno Santiago Bernabéu pelo Campeonato Espanhol.

6 imagens
1 de 6

David Ramos/Getty Images
2 de 6

Pedro Salado/Getty Images
3 de 6

Alberto Gardin/NurPhoto via Getty Images
4 de 6

David Ramos/Getty Images
5 de 6

Alex Caparros/Getty Images
6 de 6

Eric Alonso/Getty Images

As manifestações racistas foram feitas quando o time rival marcou um gol e os jogadores foram às arquibancadas para comemorar. Naquele momento, vários espectadores fizeram gestos imitando primatas, além de proferirem expressões discriminatórias.

Após análise das imagens, os agentes conseguiram localizar a área exata do estádio onde esses indivíduos se encontravam e conseguiram fazer sua identificação. Em meados deste mês, rastrearam os homens, um deles menor de idade, o que permitiu sua detenção agora.

Em nota divulgada no dia seguinte à partida, o clube merengue condenou o episódio e prometeu abrir uma investigação interna para identificar os autores das ofensas.

“O Real Madrid condena de forma categórica o racismo, a xenofobia e a violência no futebol e no esporte, e lamenta profundamente os insultos de alguns torcedores ontem à noite. O Real Madrid abriu uma investigação com o objetivo de encontrar e localizar os autores destes lamentáveis e desprezíveis insultos, a fim de adotar as medidas disciplinares e judiciais pertinentes.”

A LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, também repudiou o acontecimento. A entidade afirmou que irá denunciar os insultos e destacou que não há espaço para racismo no futebol.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?