metropoles.com

Romário faz apelo diante do coronavírus: “Cancelem as Olimpíadas”

De acordo com o senador do Podemos-RJ, a vida humana deve ser preservada e o não adiamento pode trazer desigualdade entre os atletas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O senador Romário (Podemos-RJ) decidiu ser porta-voz de atletas brasileiros e usou a rede social neste sábado (21/03) para cobrar o cancelamento da Olimpíada de Tóquio. A competição está mantida para iniciar em julho de 2020 mesmo diante da epidemia do novo coronavírus.

Romário ponderou as perdas econômicas que um adiamento dos Jogos possam representar, mas pediu para o fator humano ser tratado como prioridade. “Num tempo de crises na economia, ninguém quer perder mais dinheiro, é claro, principalmente com um evento que tem audiência global. Mas, o que está em jogo antes de tudo é a vida humana”, escreve Romário.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Sem um comando central, o mundo está mobilizado no combate a esse mal que nos assusta. Não podemos esmorecer nessa luta contra o Coronavírus. Enquanto isso, sou indagado, por atletas e técnicos, principalmente, sobre o futuro dos jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio, com abertura prevista pra julho. O Comitê Olímpico Internacional está deixando se esgotar o prazo máximo para decidir sobre o adiamento ou não da histórica competição, que já participei, quando atleta. É preciso levar em conta que há bilhões de dólares investidos, desde a venda das valiosas imagens de TV até os poderosos patrocinadores que, tradicionalmente, apoiam os jogos. E num tempo de crises na economia, ninguém quer perder mais dinheiro, é claro, principalmente com um evento que tem audiência global. Mas, o que está em jogo antes de tudo é a vida humana. Os jogos, por sua natureza, sugerem o congraçamento, a união de pessoas, o abraço entre os povos, justamente o que não é indicado para o momento mundial. Serão atletas de cerca de 200 países concentrados num só ambiente. Isso não é saudável para quem está combatendo um vírus que se propaga pelo contato das pessoas. Acredito que até junho já teremos um panorama mais real sobre a estabilidade ou não da propagação do vírus. Ainda há um tempo para decidir. Porém, em se confirmando a realização dos jogos, os atletas e paratletas de alguns países, onde a crise já está sendo superada, levarão vantagem sobre os demais. E isso não é legal para uma competição em que se espera que todos cheguem com os seus treinamentos em dia. É o que dizem, inclusive, alguns atletas. Nesse caso, a disputa é desigual e a parte técnica da grande competição estará comprometida. Por isso, até aqui, acredito que os jogos poderiam ser programados para 2021, quebrando uma tradição, mas por motivo extremamente necessário e de compreensão mundial. ⠀ #pracegover: Ilustração exibe os cinco anéis coloridos que são símbolos dos jogos Olímpicos. Um fundo branco e a frase: “Cancelem as Olimpíadas”

Uma publicação compartilhada por Romário Faria (@romariofaria) em

O apelo do senador ocorre um dia depois de o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, recusar o adiamento. De acordo com o dirigente, ainda é “prematuro” tomar a decisão de postergar a Olimpíada de Tóquio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?