O que é o Haka, dança feita pela seleção da Nova Zelândia no rúgbi
Após a conquista do ouro, jogadoras do rúgbi de 7 reproduzem dança tradicional
atualizado
Compartilhar notícia
Após a conquistarem a medalha de ouro, depois ao derrotarem a Seleção da França, a Seleção feminina de rúgbi de sete da Nova Zelândia comemorou a conquista realizando uma dança. Mas afinal, o que é essa coreografia feita pela equipe Neozelandesa?
Trata-se do haka. A dança é um cerimonial Maori, povo nativo da Nova Zelândia. Durante a performance, palmas, gritos, batidas de pé no chão, gritos e movimentos coreografados. Segundo a lenda, a coreografia é uma celebração da vida, além de uma demonstração de força e união de um grupo.
Pra quem já teve a chance de presenciar, o Haka é uma coisa única. A seleção de Rugby Sevens da Nova Zelândia levou o ouro olímpico hoje e mantiveram a tradição (elas já tinha feito aqui no Rio, mesmo levando a prata e eu tava lá no campo). Apreciem! pic.twitter.com/IjoZ7mERDU
— carol (@CarolChrispim) July 31, 2021
Essas danças eram realizadas antes de batalhas e tinha como objetivo preparar os guerreiros antes de seus embates. Só que a coreografia também pode ser realizada durante outros eventos como casamentos, por exemplo.
No rúgbi, o haka ganhou popularidade por conta da seleção neozelandesa, uma das mais tradicionais e vencedoras na modalidade. O “Ka Mate” normalmente é realizado antes das partidas dos All Blacks.
Diferente do habitual, nas Olimpíadas a equipe feminina realizou a dança ao fim da partida, depois de derrotarem a França e garantirem o título. A Seleção Francesa terminou a disputa coma medalha de prata e a Seleção de Fiji encerrou os jogos de Tóquio com o bronze.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.