metropoles.com

Japão proíbe torcedores estrangeiros nas Olimpíadas de Tóquio

Comitê atribuiu a restrição à Covid-19. Somente japoneses e residentes no país assistiram in loco as partidas, que terão rígidos protocolos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aris Messinis – Pool/Getty Images Europe
Estádio vazio na entrega da chama olímpica
1 de 1 Estádio vazio na entrega da chama olímpica - Foto: Aris Messinis – Pool/Getty Images Europe

Após semanas de debates, os comitês Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Olímpico Internacional (COI) e Paralímpico Internacional (IPC) decidiram que a competição não terá público externo, ou seja, somente japoneses e estrangeiros residente no país assistirão às disputas.

A decisão de não receber torcedores de outros países é uma medida do governo japonês para diminuir o risco de transmissão da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O COI e o IPC acataram a decisão. O anúncio aconteceu neste sábado (20/3).

A Olimpíada, que deveria ter acontecido em 2020, foi adiada em um ano por causa da pandemia. Agora, será realizada entre 23 de julho e 8 de agosto.

“A situação da Covid-19 no Japão e em muitos outros países é muito desafiadora. Há restrições globais. As partes do lado japonês não poderiam garantir a entrada de torcedores do exterior sem afetar a segurança dos jogos para os participantes e para o povo japonês”, lamentou a  presidente do Comitê Organizador, Seiko Hashimoto.

Segundo Hashimoto, o presidente do COI, Thomas Bach, o presidente do IPC, o brasileiro Andrew Parsons, acataram a decisão, mas lamentaram a ausência de torcedores estrangeiros.

O Comitê Organizador afirmou não ser possível estimar o número de torcedores do exterior que viajariam ao Japão, mas confirmou que 600 mil ingressos haviam sido vendidos para as Olimpíadas e 30 mil para as Paralimpíadas para estrangeiros.

Reembolso

Com a restrição de público, quem comprou ingresso paras os jogos será reembolsado, garantiu Hashimoto. Contudo, o comitê não foram divulgou detalhes sobre o processo, tampouco data para os pagamentos.

A organização disse que só divulgará o impacto financeiro da medida após a definição da capacidade das arenas, que também deve acarretar em devolução de ingressos destinados ao público interno. Esta decisão será tomada e anunciada em abril, quando espera-se que a situação da Covid-91 no país esteja melhor.

Com o veto a torcedores do exterior, os atletas não poderão contar com a torcida in loco de familiares. A medida também afeta convidados de patrocinadores, que só poderão entrar no país se estiverem envolvidos de alguma forma na operação do evento.

“Compartilhamos a decepção de todos os entusiastas das Olimpíadas ao redor do mundo, e claro, de parentes e amigos dos atletas que planejavam assistir aos Jogos. Realmente sinto muito. Sabemos que é um enorme sacrifício para todos”, ponderou o presidente do COI, Thomas Bach.

Voluntários e jornalistas

A situação dos voluntários será debatida depois. Estima-se que haja oito mil voluntários do exterior, e a maioria deve ser barrada seguindo a mesma premissa. Jornalistas estrangeiros credenciados terão entrada autorizada desde que cumpram os protocolos de segurança.

A proibição ao recebimento de torcedores estrangeiros ganhou força com a propagação de novas variantes do coronavírus no exterior. Além disso, a melhora tímida dos índices de contaminação no país e a falta de apoio da população foram determinantes.

Torcedores japoneses ou residentes no Japão também terão que seguir protocolos de comportamento, mantendo distanciamento e evitando gritos e cantos.

Com informações de agências internacionais. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?