metropoles.com

Guerreiro, Thiago Braz superou demissão antes de ganhar o bronze

Durante pandemia, medalhista olímpico foi demitido pelo Pinheiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cameron Spencer/Getty Images
Thiago Braz
1 de 1 Thiago Braz - Foto: Cameron Spencer/Getty Images

Um título olímpico, estabelecendo o recorde da competição, pode significar muitos caminhos abertos e muitas propostas de patrocínio. Porém, o que aconteceu com Thiago Braz nesse último ciclo olímpico foi exatamente o contrário.

Mesmo após vencer o salto com vara no Rio 2016 e ficar com a medalha de ouro, o atleta acabou sendo demitido pelo Pinheiros, clube pelo qual competia, e sofreu com lesões.

Os cinco anos de intervalo entre o evento que consagrou Thiago Braz e o deste ano, foram de muitas dificuldades para o brasileiro.

Isso porque, em outubro de 2018, duas importantes decisões foram tomadas e, posteriormente, revistas pelo atleta. Ele rompeu com o técnico Vitaly Petrov e deixou Fórmia, na Itália, aonde treinava, para voltar ao Brasil. O novo comandante era Elson Miranda, que o ajudou em seu início no esporte.

Porém, poucos meses depois, tudo voltou a ser como era. A base de treinos voltou a ser a cidade italiana e o ucraniano voltou ao comando técnico.

Os resultados também não eram satisfatórios. Pouco ameaçou nas competições em que disputou. A marca mais alta foi alcançada na etapa de Mônaco da Diamong League, em 2019, quando chegou a 5,92 e ficou com o quinto lugar.

Com tamanhas decepções e com a pandemia do coronavírus, o Pinheiros, clube que representava, rompeu com Thiago Braz unilateralmente. A gremiação não via retorno no alto investimento, já que o paulista de 27 anos tinha o maior salário da equipe, e encerrou o contrato oito meses antes do previsto.

E foi nas Olimpíadas, aquele mesmo evento que o consagrou cinco anos atrás, que ele deu a volta por cima. Mesmo sendo o detentor do recorde do salto com vara e atual campeão olímpico, ele não era o favorito. Mesmo com todos os contratempos, Braz voltará para casa com a medalha de bronze e a esperança renovada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?