metropoles.com

Governo do Japão recusa programa de vacinação do COI na Olimpíada

Tamayo Marukawa, ministra japonesa para os Jogos, disse que as vacinas da China não foram aprovadas para uso em território japonês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Vacina Covid-19 Jogos Olímpicos
1 de 1 Vacina Covid-19 Jogos Olímpicos - Foto: Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira (12/3) que não participará do programa de vacinação criado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em um acordo com a China, para atletas e equipes que vão participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, neste ano, e dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, no início de 2022.

Tamayo Marukawa, ministra japonesa para a Olimpíada, afirmou em entrevista coletiva que o governo do Japão não foi consultado pelo COI sobre as vacinas chinesas e que os atletas japoneses não participarão do programa. Ela disse que as vacinas não foram aprovadas para uso em território japonês.

“Temos tomado medidas abrangentes contra doenças infecciosas para os Jogos de Tóquio, a fim de permitir a participação sem vacinas”, disse Marukawa. “Não há mudança em nosso princípio de não tornar as vacinas um pré-requisito”.

O COI anunciou na quinta-feira um acordo com a China para produção de vacinas para atletas e equipes. “Somos muito gratos por esta oferta (da China), que é uma demonstração do verdadeiro espírito olímpico da solidariedade”, disse o presidente do COI, o alemão Thomas Bach. Sem entrar em detalhes de custos e valores, o dirigente disse que a entidade “vai pagar por doses extras” para os atletas olímpicos e paralímpicos.

Bach prometeu também liberar doses para o público em geral dos países que vão fazer parte do programa de vacinação do COI. “O COI vai pagar por duas doses extras, que poderão ser disponibilizadas para a população de cada país, de acordo com suas necessidades”, declarou o presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?