metropoles.com

Giba analisa o vôlei brasileiro e saúde mental nas Olimpíadas

Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, ex-atleta destaca força do vôlei nacional e a importância do acompanhamento mental para atletas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Giba, em entrevista para o Metrópoles
1 de 1 Giba, em entrevista para o Metrópoles - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Ídolo do vôlei brasileiro e medalhista Olímpico, Giba deu uma entrevista exclusiva para o Metrópoles e falou sobre como ele avalia as equipes brasileiras de vôlei em Tóquio e sobre saúde mental, assunto que ganhou o noticiário esportivo durante a disputa.

Aos 44 anos, Giba traz em seu currículo conquistas de uma das gerações mais marcantes do vôlei nacional. Com a camisa da seleção, conquistou oito taças de Liga Mundial, três Campeonatos Mundiais, um ouro em Pan-Americano e um ouro em Olimpíadas.

Giba em Brasília

O ex-atleta esteve em Brasília nesta terça-feira (3/8), para um evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Giba deu uma palestra à convite do ortopedista Marcus Montenegro, especialista em traumatologia esportiva.

 

Montenegro realiza eventos com diversas lendas do esporte brasileiro, e já trouxe para Brasília nomes como Zico, Guga, o treinador Zé Roberto, César Cielo e Hortência, para que contassem suas histórias e destacassem a importância do esporte em suas trajetórias vitoriosas.

Vôlei brasileiro nas Olimpíadas

Experiente, Giba afirmou que confia nas duas equipes de vôlei do Brasil, e fez uma análise da campanha das equipes até aqui.

“Eu sei que perdemos (masculino) para a Rússia na fase de grupos, mas na hora que vale vaga o Brasil cresce demais em desempenho. O Brasil joga muito mais quando é mata-mata. O feminino está vindo numa campanha irretocável. Todas as meninas estão jogando muito bem e acredito que a equipe tem toda a capacidade para conquistar o ouro novamente”, afirmou o ex-ponta.

Ele relembrou que há uma hegemonia brasileira no vôlei, e que ela precisa ser valorizada pela torcida.

“Há uma hegemonia do vôlei brasileiro. São muitos anos, com times diferentes, e o segue Brasil entre as principais seleções sem deixar o nível cair. A torcida precisa valorizar mais uma possível prata, pois seguimos entre as principais equipes do mundo”,  destacou.

Saúde mental desde o início

Perguntado sobre a questão da saúde mental, que ganhou muita força durante esta edição por conta da desistência de Simone Biles, ginasta norte-americana, Giba destacou que é fundamental entender que há uma diferença entre as gerações, mas afirma que é fundamental levantar o debate e cuidar desse lado dos atletas.

Ele conta que na geração dele o assunto era pouco abordado, mas que deve ser amplamente debatido e tratado desde os atletas em formação até a elite de qualquer modalidade do esporte.

“A depressão não é uma doença palpável, mas é uma doença que afeta demais a pessoa. O atleta precisa entender que, se a instituição que ele faz parte não fornece esse tipo de atendimento, ele tem que procurar por conta própria porque é fundamental para um bom desempenho. Mas ao meu ver, deveria ser uma obrigação das instituições fornecer isso para todos os atletas vinculados, para que eles possam atingir o ápice de suas performances”, refletiu o medalhista.

O Brasil masculino entra em quadra na madrugada desta quinta-feira (5/8), às 1h (horário de Brasília) contra os Atletas da Rússia pelas quartas de final. A seleção feminina bateu as Russas na manhã desta quarta (4/8) por 3 sets a 1 de virada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?