metropoles.com

Evento-teste de Tóquio-2020, etapa do Mundial de ginástica é cancelada

A etapa da Copa do Mundo de ginástica artística estava marcado para o próximo dia 4 de maio e foi adiada por um ano por causa da pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Laurence Griffiths/Getty Images
Simone Biles
1 de 1 Simone Biles - Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

A Federação Internacional de Ginástica (FIG, na sigla em francês) anunciou nesta terça-feira (9/3) o cancelamento da etapa de Tóquio da Copa do Mundo de individual geral de ginástica artística, que estava marcada para o próximo dia 4 de maio e serviria como evento-teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados em um ano por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Por esta razão, decidimos cancelar a etapa da Copa do Mundo no Japão, especialmente devido às restrições de viagens e às medidas adotadas pelas autoridades japonesas para limitar a taxa de infecção pelo novo coronavírus no país”, informou a FIG em um comunicado oficial.

O cancelamento da etapa japonesa da Copa do Mundo afeta o processo de qualificação da ginástica artística para os Jogos Olímpicos. Originalmente, o circuito previa quatro etapas. Somente a de Milwaukee, nos Estados Unidos, ocorreu antes da pandemia. O agravamento da crise da Covid-19 na Europa em 2020 forçou o cancelamento das duas etapas seguintes — de Stuttgart, na Alemanha, e de Birmingham, na Inglaterra. A de Tóquio seria usada para dar vagas à Olimpíada.

Antes das mudanças, o sistema de classificação olímpica da ginástica artística exigia a participação de pelo menos três das quatro etapas da Copa do Mundo. A forma que A FIG encontrou para definir os classificados até o momento foi reorganizar as vagas entre os países com as melhores classificações por equipes no Mundial de 2019.

Ainda existem 16 vagas masculinas e 14 femininas. O time brasileiro já está classificado com a equipe completa no naipe masculino e, no feminino, apenas Flávia Saraiva está com a vaga. Mas existe a possibilidade de classificar mais mulheres no Campeonato Pan-Americano, que será disputado no Brasil, em junho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?