metropoles.com

“Esta medalha é de todo mundo”, diz Rebeca Andrade após levar a prata

Após subir ao pódio, a brasileira não escondeu a emoção ao fazer história para a ginástica olímpica brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jamie Squire/Getty Images
Rebeca Andrade
1 de 1 Rebeca Andrade - Foto: Jamie Squire/Getty Images

Rebeca Andrade foi a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha em Olimpíadas. Com brilhante apresentação, ela conquistou a prata, ficando atrás apenas da americana Sunisa Lee, que entrou no lugar de Simone Biles.

A atleta entra para a história após muitas outras brasileiras tentarem e bater na trave. Mas Rebeca sabe que foram elas que pavimentaram o caminho para que a medalha viesse. “Esta medalha não é só minha, é de todo mundo. Todo mundo sabe da minha trajetória, de tudo o que eu passei e, se não tivesse cada pessoa dessa, isso aqui hoje não teria acontecido, e eu tenho total consciência disso. E, com certeza, Deus está me protegendo e me capacitando para eu brilhar hoje aqui. Então sou muito grata a todo mundo mesmo”, disse a ginasta, em entrevista à TV Globo.

A brasileira chegou com a melhor nota nas eliminatórias após Simone Biles abrir mão da disputa por causa da forte pressão sobre a americana. Rebeca elogiou a postura da colega. “Eu acho que o fato de ela ter saído não foi nada negativo. As pessoas têm que entender que o atleta não é um robô, é um humano. Então, a decisão que ela tomou foi a coisa mais sábia, não foi nem pelas outras. Ela tem de entrar no ginásio para se divertir, e não pensando que tinha que ganhar. Então, eu fiquei orgulhosa por ela ter tido essa atitude e ter pensado nela antes de qualquer outra coisa”, pontuou.

A ginasta fez questão de lembrar sua trajetória. “Não se brinca com a cabeça, eu trabalho muito com a psicóloga, e hoje sou uma atleta diferente justamente pela cabeça que tenho. Se eu tivesse em 2016, como eu era muito nova e muito crua, isso não teria acontecido. Precisei passar pelo processo. Estou muito feliz por estar aqui e ganhar a minha medalhinha”, comemorou.

Rebeca não deixou de agradecer todo o apoio e as mensagens que recebeu do povo brasileiro, principalmente de sua mãe, mesmo com a competição sendo realizada muito cedo no Brasil. “Minha mãe me mandou um áudio me dando parabéns, falando que me ama muito, toda a minha família. Está todo mundo acordado lá no Brasil mandando um monte de mensagem. Muito obrigada, galera! Vocês sabem que, mesmo longe, eu senti a energia de todos vocês, com muita fé, muita paixão, com muita garra, que é o que o Brasil tem. Eu estou levando esta medalha para a gente. Estou muito feliz! Orgulhosa de mim e orgulhosa por ter pessoas maravilhosas que trabalham junto comigo”, assinalou.

Por fim, a ginasta mandou uma mensagem a todas as atletas que sonham em competir nas Olimpíadas. “Acho que mesmo se eu não tivesse ganhado a medalha, eu teria feito história, justamente pelo meu processo para chegar até aqui. Queria dizer para vocês não desistirem. Acreditem no sonho de vocês e sigam firme, porque dificuldade a gente sempre vai ter, mas a gente tem de ser forte o suficiente para passar por cima. Graças a Deus, eu tive pessoas maravilhosas que participaram do meu processo, e espero, de verdade, que vocês tenham pessoas incríveis, assim como que tive, para ajudar vocês a chegarem ao topo como eu cheguei. Estou muito grata e mando todo o meu amor para todos vocês. Todo sucesso do mundo a todas as ginastas que passaram por aqui, que já sentiram essa emoção. Sabem como é difícil e que estão felizes com o meu sucesso, eu estou muito grata mesmo”, emocionou-se.

Rebeca ainda volta ao ginásio para a final do salto e do solo, mas já está com o sorriso no rosto garantido. “Pode vir qualquer medalha, eu estou feliz com qualquer uma, que eu estou feliz demais, se não vier também, eu vou estar feliz demais. Deus sabe de todas as coisas, e eu sou grata por tudo que Ele tem me dado e já me deu. Antes de sair da barriga da minha mãe, eu já era grata”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?