Confirmado: Japão anuncia adiamento das Olimpíadas por um ano
Primeiro-Ministro do Japão, Abe Shinzo pediu ao Comitê Olímpico que os Jogos fossem adiados
atualizado
Compartilhar notícia
Após um longo período de expectativa, está confirmado: os Jogos Olímpicos de Tóquio não acontecerão mais em 2020. O primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, confirmou nesta terça-feira (24/03) que as Olimpíadas serão adiadas em um ano.
Os Jogos Olímpicos estavam previstos para começar em 24 de julho. Abe fez o anúncio a jornalistas depois de uma conversa telefônica com o presidente do COI, Thomas Bach. Segundo ele, o COI aceitou o pedido.
Com a pandemia de Covid-19 que atinge o mundo no momento, a preparação dos atletas, assim como a realização de diversas provas qualificatórias estão suspensas, tornando inviável a realização e organização do evento.
A medida vem após uma série de pressões internacionais por conta da propagação do coronavírus, causador da Covid-19.
Algumas delegações, como as do Canadá e da Inglaterra, ameaçaram não mandar atletas para disputa.
Inicialmente, os jogos começariam em 24 de julho e se estenderiam até 9 de agosto. Seriam disputadas 33 modalidades esportivas com 11 mil atletas.
Em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que são mais de 330 mil adoecimentos e quase 15 mil mortes. Mais de 150 países já registraram casos.
Essa é a primeira vez que uma questão de saúde pública cancela os jogos olímpicos. Em mais de 120 anos, somente três edições foram canceladas: 1916, 1940 e 1944.
Até então, a alteração na data das disputas esportivas na Era Moderna só aconteceram motivadas pelas grandes guerras mundiais.