Chefe da Olimpíada de Tóquio se desculpa por fala machista em reunião
Aos 83 anos, o japonês reclamou da presença feminina em reuniões, afirmando que elas competem para falar mais, segundo o jornal Asahi
atualizado
Compartilhar notícia
Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizados dos Jogos Olímpicos de Tóquio, pediu desculpas por seus comentários “inapropriados” sobre as mulheres durante reunião com membros da entidade.
Aos 83 anos, o japonês reclamou da presença feminina em reuniões, afirmando que elas competem para falar mais, segundo o jornal Asahi. “Se aumentarmos a quantidade de mulheres no conselho, temos que garantir que o tempo de uso da palavra delas seja um pouco restrito, porque elas têm dificuldades para terminar, o que é irritante”, disse Mori reclamando do tempo que demoraria se as cúpulas tivessem mais mulheres.
“Nós temos por volta de sete mulheres no comitê, mas todas entendem seu lugar”, finalizou o presidente. O conselho possui 24 membros, sendo apenas cinco mulheres.
O pedido de desculpas foi feito em uma coletiva de imprensa após ele receber críticas nas redes sociais. Mori contou ter sido repreendido dentro da própria casa, pelas mulheres de sua família, como sua esposa e filha.
Ele é conhecido no Japão por cometer uma série de gafes e fazer declarações pouco diplomáticas durante o seu mandato como primeiro-ministro, que durou apenas um ano, de 2000 a 2001.