metropoles.com

Atletas brasileiros festejam decisão de adiar as Olimpíadas

Presente em seis edições de Olimpíada, Robert Scheidt, bicampeão olímpico e 15 vezes campeão mundial, disse se tratar da “decisão correta”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 foram adiados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo governo japonês nesta terça-feira (24/03) devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). No início deste mês, diversas competições ao redor do mundo foram canceladas e a aplicação da quarentena, para evitar a propagação da nova doença, interferiu na rotina de treinamentos dos atletas.

Desta forma, os Comitês Olímpicos Nacionais se manifestaram a favor do adiamento dos Jogos e, pressionado, o COI adiou a realização da Olimpíada para 2021. A decisão repercutiu de forma positiva entre atletas e confederações brasileiras, que se manifestaram em suas redes sociais.

Presente em seis edições de Olimpíada, Robert Scheidt, que é bicampeão olímpico e 15 vezes campeão mundial de vela, disse se tratar da “decisão correta”. “A decisão do COI em adiar os Jogos Olímpicos para 2021 é a decisão correta. E eu que participei de seis Jogos Olímpicos sei que a Olimpíada é a maior celebração da humanidade. É uma grande festa. É o momento em que os atletas estão em seu auge. Mostram o máximo do seu talento uns contra os outros”, afirmou em um vídeo divulgado em suas redes sociais.

“Infelizmente, o mundo está vivendo um momento muito triste e eu acho que a prioridade hoje é a saúde. Considerando a saúde dos atletas, de todos que estão envolvidos na organização da Olimpíada, a possibilidade de se preparar de uma maneira igualitária, já que em alguns países se pode treinar e em outros não, e considerando outras implicações, como processos seletivos para a Olimpíada, eu acredito que o caminho do adiamento é o correto”, completou o velejador.

Um dos primeiros atletas do Brasil a fazer um movimento pedindo o adiamento dos Jogos Olímpicos nos últimos dias, o nadador Bruno Fratus comemorou. “Vamos voltar mais fortes e prontos para celebrar a excelência humana e a resiliência em 2021”, publicou em sua conta no Instagram.

Gabriel Medina, que é bicampeão mundial de surfe e está com vaga garantida nos Jogos de Tóquio, ressaltou a questão de que os atletas agora poderão ter as mesmas chances de se preparar assim que tudo passar. “Acordei com essa notícia e acredito que foi uma decisão correta por parte do COI e os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A saúde e o bem-estar da população mundial é a maior prioridade do momento. Sigo focado com meus objetivos. E assim que tudo isso passar e a vida voltar ao normal quero retomar minha rotina de treinos como milhares de atletas também”, comentou.

Maior atleta paralímpico do País, o nadador Daniel Dias foi outro que festejou bastante o adiamento dos Jogos. “Japão, te vejo em 2021! Obrigado COI pela sábia e sensata decisão. Fico mais tranquilo e motivado para participar destes Jogos em Tóquio!”, escreveu.

A Confederação Brasileira de Ginástica destacou a importância do tempo de treinamento para os atletas. “O Primeiro Ministro do Japão pediu oficialmente ao Comitê Olímpico Internacional o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021! Com isso os atletas de todo mundo poderão ter uma preparação mais adequada para este mega evento. Nos vemos em #Tokyo2021”, afirmou a entidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?