Atleta da Bielorrússia é levada a força para aeroporto após críticas a técnico
Krystsina Tsimanouskaya acusou a delegação do próprio de retira-la da disputa das Olimpíadas
atualizado
Compartilhar notícia
A velocista da Bielorrússia Krystsina Tsimanouskaya acusou a delegação de seu país de força-la a voltar para casa após críticas a comissão técnica. Tudo aconteceu na manhã deste domingo, noite no Japão.
Segundo a atleta de 24 anos, no sábado ela recebeu a informação de que havia sido inscrita na prova dos 4x400m feminino, uma prova para a qual não treinava. Em sua primeira Olimpíadas, a bielorrussa é especialista nos 200m e ia competir na segunda-feira.
Porém, após ser avisada que também iria para as pistas para o revezamento, ela compartilhou uma foto em seu instagram afirmando que não via problemas em ajudar o seu país, mas que não havia sido consultada sobre essa possibilidade e que não tinha gostado da maneira como o assunto foi tratado, alegando falta de comunicação ou explicação dos motivos.
Segundo informações, neste domingo, 1/8, ela foi acordada, retirada a força de seu quarto na Vila Olímpica e levada ao aeroporto para voltar a Minsk, capital de seu país natal. Lá, ela teria alertado a polícia, que abordou os membros da delegação da Bielorrússia para esclarecer o que estava acontecendo ali.
Veja o momento da abordagem abaixo.
Tsimanouskaya was accompanied to the airport by two members of the Belarusian sports delegation. She is now with the police and volunteers. When asked if she was afraid to fly to #Belarus, Tsimanouskaya answered “yes”. pic.twitter.com/LgqLjLrmU1
— Hanna Liubakova (@HannaLiubakova) August 1, 2021
Ela, então, gravou um vídeo pedindo a ajuda do Comitê Olímpico Intencional, que afirmou que “está atento às informações e que já pediu esclarecimentos”. Confira:
Looks like an international scandal is brewing in Tokyo: Belarusian athlete Kryscina Tsimanouskaya publicly appeals for help & says staff from her national Olympic committee are trying to forcibly repatriate her to Belarus after she criticised Belarusian sports officials. pic.twitter.com/70ztwLlD00
— Matthew Luxmoore (@mjluxmoore) August 1, 2021
Uma nota foi publicada pelo comitê da Bielorrússia, informando que a decisão havia sido feito “por conta do estado emocional e psicológico da atleta e que a comissão técnica de atletismo do país tomou a decisão de encerrar sua participação nas Olimpíadas”.
O avião que a levaria para casa levantou vôo sem Krystsina Tsimanouskaya. Resta saber se a velocista participará das provas.