Tóquio 2020: estádios poderão receber até 10 mil torcedores locais
Número equivale a 50% da capacidade total dos espaços reservados para as competições. Presença será permitida apenas a moradores locais
atualizado
Compartilhar notícia
Os eventos dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam em 23 de julho na capital do Japão, terão limite máximo de até 10 mil pessoas. Isso significa 50% da capacidade total dos espaços reservados para as competições. A presença nos locais será permitida apenas a moradores da região.
A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (21/6), pela página oficial das Olímpiadas. De acordo com a organização dos jogos, a medida é uma das ações seguidas para evitar a disseminação da Covid-19.
“Para conduzir jogos seguros e protegidos para todo o Japão, haverá uma forte coordenação e cooperação com os governos locais para garantir que as diretrizes sejam seguidas”, informa o comunicado.
“Durante uma reunião realizada entre as cinco partes na manhã de hoje, o Comitê Olímpico Internacional, Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio e o Governo do Japão concordaram que o limite de espectadores para os Jogos Olímpicos seja definido em ’50 por cento da capacidade do local, até no máximo 10 mil pessoas ’em todos os locais, levando em consideração as restrições do governo a eventos públicos”, consta na nota.
O comitê responsável pelos jogos também afirmou que vai acompanhar o status das diferentes variantes do coronavírus. Os atletas, integrantes de delegações e comissões técnicas serão vacinados contra a Covid-19.
Outras medidas
Além da restrição do público, será obrigatório o uso de máscaras de proteção. Falar em voz alta ou gritar durante os jogos será proibido.
“Os espectadores serão solicitados a viajar diretamente para os locais e voltar para casa diretamente, e tomar todas as precauções necessárias ao se deslocar entre as prefeituras”, informou a comissão.
A organização do evento também montará uma estrutura de monitoramento da situação da Covid-19 em Tóquio durante a realização dos Jogos Olímpicos.
Faltam 32 dias para o início da competição e 64 dias para os Jogos Paralímpicos. No caso desta segunda disputa, o comitê ainda não definiu quais serão as medidas adotadas em relação ao limite de público presente nas arenas. Os protocolos devem ser definidos até o dia 16 de julho.