metropoles.com

Saiba por que a tocha olímpica não apaga embaixo d’água

O revezamento da tocha olímpica passou por baixo das águas do mar mediterrâneo, nesta segunda-feira (18/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida de mergulhadora com a tocha olímpica- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mergulhadora com a tocha olímpica- Metrópoles - Foto: Reprodução

Os Jogos Olímpicos de Paris de 2024 se aproximam e a cerimônia de revezamento da tocha olímpica segue percorrendo o território francês. Nesta terça-feira (18/6), a pira olímpica passou por baixo das águas do Mar Mediterrâneo e permaneceu acesa mesmo estando completamente submersa.

Ao Metrópoles, o professor de física Diego Borges esclareceu como é possível a chama da tocha olímpica permanecer acesa embaixo d’água.

“Como ela é acesa por combustão não é problema estar debaixo d’água. Alguns combustíveis têm energia de ativação muito baixa e nem a água consegue impedir quando alcançada”, explicou o especialista.

Segundo o especialista, a tocha olímpica permanece acesa através da combustão a gás. O mecanismo da pira conta com quatro lampiões que contém a chama, capazes de mantê-la acesa por até 15 horas. Quando o gás de um dos lampiões está próximo de acabar, o seguinte assume o papel de manter o fogo aceso.

Tradição

O revezamento da tocha olímpica é uma tradição das Olimpíadas desde os Jogos de Berlim em 1936. O mecanismo que mantém a chama acesa foi desenvolvido para resistir aos efeitos do vento e da chuva durante o percurso da pira, o que a tornou resistente a estar submersa à água.

As Olimpíadas de Sydney em 2000 foram pioneira em fazer parte do percurso da tocha embaixo d’água. Durante o revezamento da pira nos Jogos na Austrália, a tocha mergulhou pela primeira vez e passou três minutos submersa.

Já nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi em 2014, mergulhadores profissionais realizaram parte do percurso de revezamento da tocha a 13 metros de profundidade, submersos no Lago Baikal, Sibéria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?