Título do Botafogo quebra tabu em finais de Libertadores. Confira
Foi a primeira vez em finais brasileiras que o clube de pior campanha sagrou-se campeão da Libertadores
atualizado
Compartilhar notícia
O Botafogo conquistou a tão sonhada Copa Libertadores da América. O título inédito veio neste sábado (30/11), contra o Atlético-MG, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, após o Glorioso vencer por 3 x 1.
Além da grandeza de conquistar a América, o título do Glorioso encerrou um tabu na competição. Anteriormente, em todas as finais de Libertadores entre brasileiros, o time que detinha a melhor campanha saiu campeão.
Em 2024, o Galo foi o detentor da segunda melhor campanha da fase de grupos, com 15 pontos, apenas um atrás do River Plate. O clube mineiro liderou o grupo G, enquanto o Botafogo, com 10 pontos, passou na vice-liderança do grupo D.
2005
Na edição de 2005, a grande final foi entre São Paulo e Athletico-PR, que terminou com o título do clube paulista por 5 x 1 no placar agregado. Na ocasião, o Tricolor Paulista terminou a fase de grupos como líder do grupo C com 12 pontos conquistados.
Enquanto isso, o time paranaense foi o vice-líder do grupo A com 10 ponto, que terminou com o Independiente Medellín no topo com a mesma pontuação, mas com saldo de gols superior.
2006
No ano seguinte, o São Paulo voltou a jogar a grande final da Libertadores. No entanto, dessa vez, saiu derrotado pelo Internacional de Rafael Sóbis e Fernandão.
Na fase de grupos, o Colorado liderou o grupo F com 14 pontos. O Tricolor Paulista também terminou em 1º no grupo A, mas com 12 pontos, sendo assim, o clube do Sul decidiu a competição jogando diante de seu torcedor.
Na final, o Internacional bateu o São Paulo por 2 x 1 jogando no Morumbis. No duelo da volta, Colorado chegou a abrir 2 x 0 no placar, mas tomou o empate. Com o 4 x 3 na placar agregado, o clube do Beira-Rio conquistou a América.
2020
Na ocasião, a final da Libertadores foi decidido em meio a pandemia entre Palmeiras e Santos, no Maracanã. Com gol no último lance de Breno Lopes, o Alviverde conquistou a América pela segunda vez.
Palmeiras e Santos lideraram seus respectivos grupos, ambos com 16 pontos. Porém, o Alviverde teve a melhor campanha pois teve 15 gols de saldo, contra apenas cinco do rival.
2021
A final de Montevidéu foi marcada pela histórica escorregada de Andreas Pereira aproveitada por Deyverson, que marcou o gol do tricampeonato do Palmeiras.
Mantendo a tradição, o Alviverde, que foi líder do grupo A com 15 pontos na conta, bateu o Flamengo, que também terminou no topo do grupo G, mas com três pontos a menos.
2022
Após perder a Libertadores anterior, o Flamengo voltou para a decisão em 2022 e, com gol de Gabigol, entrou para o grupo dos tricampeões do continente em duelo contra o Athletico-PR.
O Rubro-Negro Carioca foi soberano na fase de grupos, onde esteve no H, garantindo a liderança com boa vantagem para o 2º. O clube do Rio de Janeiro contabilizou 16 pontos, contra 11 do Talleres.
Já o Furacão esteve no grupo B, terminando a fase em 2º lugar com 10 pontos. O Libertad, líder, teve a mesma pontuação, levando a melhor pelo saldo de gols.