metropoles.com

Título do Botafogo quebra tabu em finais de Libertadores. Confira

Foi a primeira vez em finais brasileiras que o clube de pior campanha sagrou-se campeão da Libertadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vítor Silva/Botafogo
Imagem colorida de Luiz Henrique - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Luiz Henrique - Metrópoles - Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo conquistou a tão sonhada Copa Libertadores da América. O título inédito veio neste sábado (30/11), contra o Atlético-MG,  no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, após o Glorioso vencer por 3 x 1.

Além da grandeza de conquistar a América, o título do Glorioso encerrou um tabu na competição. Anteriormente, em todas as finais de Libertadores entre brasileiros, o time que detinha a melhor campanha saiu campeão.

Em 2024, o Galo foi o detentor da segunda melhor campanha da fase de grupos, com 15 pontos, apenas um atrás do River Plate. O clube mineiro liderou o grupo G, enquanto o Botafogo, com 10 pontos, passou na vice-liderança do grupo D.

2005

Na edição de 2005, a grande final foi entre São Paulo e Athletico-PR, que terminou com o título do clube paulista por 5 x 1 no placar agregado. Na ocasião, o Tricolor Paulista terminou a fase de grupos como líder do grupo C com 12 pontos conquistados.

Enquanto isso, o time paranaense foi o vice-líder do grupo A com 10 ponto, que terminou com o Independiente Medellín no topo com a mesma pontuação, mas com saldo de gols superior.

2006

No ano seguinte, o São Paulo voltou a jogar a grande final da Libertadores. No entanto, dessa vez, saiu derrotado pelo Internacional de Rafael Sóbis e Fernandão.

Na fase de grupos, o Colorado liderou o grupo F com 14 pontos. O Tricolor Paulista também terminou em 1º no grupo A, mas com 12 pontos, sendo assim, o clube do Sul decidiu a competição jogando diante de seu torcedor.

Na final, o Internacional bateu o São Paulo por 2 x 1 jogando no Morumbis. No duelo da volta, Colorado chegou a abrir 2 x 0 no placar, mas tomou o empate. Com o 4 x 3 na placar agregado, o clube do Beira-Rio conquistou a América.

2020

Na ocasião, a final da Libertadores foi decidido em meio a pandemia entre Palmeiras e Santos, no Maracanã. Com gol no último lance de Breno Lopes, o Alviverde conquistou a América pela segunda vez.

Palmeiras e Santos lideraram seus respectivos grupos, ambos com 16 pontos. Porém, o Alviverde teve a melhor campanha pois teve 15 gols de saldo, contra apenas cinco do rival.

2021

A final de Montevidéu foi marcada pela histórica escorregada de Andreas Pereira aproveitada por Deyverson, que marcou o gol do tricampeonato do Palmeiras.

Mantendo a tradição, o Alviverde, que foi líder do grupo A com 15 pontos na conta, bateu o Flamengo, que também terminou no topo do grupo G, mas com três pontos a menos.

2022

Após perder a Libertadores anterior, o Flamengo voltou para a decisão em 2022 e, com gol de Gabigol, entrou para o grupo dos tricampeões do continente em duelo contra o Athletico-PR.

O Rubro-Negro Carioca foi soberano na fase de grupos, onde esteve no H, garantindo a liderança com boa vantagem para o 2º. O clube do Rio de Janeiro contabilizou 16 pontos, contra 11 do Talleres.

Já o Furacão esteve no grupo B, terminando a fase em 2º lugar com 10 pontos. O Libertad, líder, teve a mesma pontuação, levando a melhor pelo saldo de gols.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?