Times do DF conhecem adversários na primeira Copinha feminina
O Distrito Federal terá duas equipes disputando a primeira e histórica edição da Copinha Feminina, que acontecerá em dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, carinhosamente chamada de Copinha, terá pela primeira vez uma edição feminina da competição. E já em sua estreia, duas equipes de Brasília estarão na disputa do torneio.
As equipes que representarão o Distrito Federal serão Real Brasília, que pela primeira vez na história terá uma equipe de base em uma competição nacional, e o Minas Brasília, equipe conhecida como “A casa da base” e que já participou de diversas competições nacionais e revelou grandes talentos do futebol feminino nacional, como a meia atacante Victória Albuquerque, que foi campeã com a equipe em 2018 do Brasileirão Feminino Série A2.
O lançamento do evento foi feito de forma oficial na noite desta quarta feira (8/11) pela Federação Paulista de Futebol (FPF), e contou com a presença de diversos dirigentes das equipes, além de grandes atletas que fizeram história no futebol nacional, como a atacante Cristiane, atacante com mais gols na história dos jogos olímpicos, Pretinha, Magali, Rosana e Roseli.
A presidente do Minas Brasília, Nayeri Albuquerque, falou sobre a competição e os preparativos da equipe para essa primeira edição. “Acreditamos que essa será uma das maiores competições de base do país, e temos certeza que será um campeonato cada vez melhor ao longo dos próximos anos. Fico feliz em podermos participar de uma competição desse porte, mostrando que nosso trabalho tem sido muito consistente, já são onze anos trabalhando pelo futebol feminino como um todo, e queremos revelar cada vez mais atletas para o cenário nacional”.
Formato e grupos
A competição terá 16 equipes de vários estados do país, e tem o início marcado para o próximo dia 4 de dezembro. A final está marcada para o mesmo mês, no dia 17. Serão quatro estádios que receberão a competição: Canindé, estádio da Portuguesa, Arena Ibrachina, da equipe do Ibrachina no bairro da Mooca, Nicolau Alayon, estádio centenário da equipe do Nacional e o Conde Rodolfo Crespi, conhecido como Rua Javari, que pertence a equipe da Juventus-SP.
A competição terá os mesmos moldes da masculina, permitindo atletas da geração 2003 até a 2006, e permitindo que até cinco atletas da geração 2007 e 2008 possam participar tbm. Confira os grupos da competição.
Grupo A – Canindé:
- Santos
- Flamengo
- Grêmio
- Botafogo-PB
Grupo B – Nicolau Alayon:
- Ferroviária
- Internacional
- Vitória
- Minas Brasília -DF
Grupo C – Rua Javari:
- São Paulo
- Fluminense
- América-MG
- Real Brasília-DF
Grupo D:
- Corinthians
- Botafogo
- Atlético-MG
- Fortaleza