Times coadjuvantes assumem protagonismo nas grandes ligas europeias
Girona, Aston Villa e Bayer Leverkusen têm surpreendido seus adversários na elite dos grandes campeonatos europeus
atualizado
Compartilhar notícia
Acostumados a figurar na ponta das suas respectivas ligas, os times da elite dos campeonatos europeus foram surpreendidos, na atual temporada, com a grande campanha de clubes acostumados a serem coadjuvantes em suas ligas.
Girona, Aston Villa e Bayer Leverkusen tem tomado os holofotes de seus respectivos campeonatos, e assumiram um protagonismo inesperado pelos seus adversários.
Na ponta da tabela de suas ligas, as sensações europeias da temporada de 2023/24 têm surpreendido fãs, torcida e, acima de tudo, seus oponentes.
Por trás do sucesso, aparentemente sem precedentes, os três clubes começam a ver os frutos de trabalhos consistentes e bem executados no bastidores dos holofotes europeus.
Girona
Sob comando do promissor Miguel Ángel Sánchez Muñoz desde 2021, o time que era, até pouco tempo, considerado come terceira força da Catalunha, é o atual primeiro colocado do Campeonato Espanhol, com 49 pontos em 20 rodadas.
Com um aproveitamento de 75% na competição e um trabalho de três anos bem consolidado, o treinador espanhol é um dos grandes responsáveis pela confirmação do Girona como o grande adversário do poderoso Real Madrid na briga pelo título.
Em La Liga, o clube tem 15 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota na temporada e é líder por um ponto de diferença, à frente do clube merengue.
Aston Villa
Após terminar a última temporada da Premier League em sétimo lugar, Unai Emery começou a liga inglesa com uma derrota inesperada para o Newcastle. Desde então, o time de Birmingham emplacou uma sequência de apenas três derrotas, quatro empates e 13 vitórias.
Em terceiro lugar, o Aston Villa enfrenta uma batalha de gigantes com Liverpool e Manchester City pelo título inglês, e conta com a solidez do trabalho técnico do francês, que tem o terceiro melhor ataque e quarta melhor defesa do campeonato, para vencer a a guerra.
Bayer Leverkusen
Única equipe invicta na temporada europeia, o Bayer Leverkusen tem 14 vitórias e três empates em 20 jogos no Campeonato Alemão. A temporada impressionante do time é resultado da sequência do tralho de Xabi Alonso, que está à frente do time desde a temporada passada, e é o atual líder do torneio.
Dono de uma defesa praticamente intransponível, com uma média de apenas 0,7 gols concedidos por partida e a melhor do campeonato, o Leverkusen também conta com o segundo ataque mais efetivo da competição na briga contra o poderoso Bayern de Munique pelo título alemão.