Mulheres serão maioria no Time Brasil pela 1ª vez em Paris
Ao todo, 55% dos nomes que irão às Olimpíadas de Paris com o Time Brasil são atletas de modalidades femininas
atualizado
Compartilhar notícia
Rumo a Paris, a delegação brasileira para os Jogos Olímpicos está fechada e contará com 277 atletas em 39 modalidades distintas. Pela primeira vez na história, o Time Brasil terá maioria feminina.
Ao todos, 153 atletas da delegação são mulheres, o que representa um total de 55% da equipe. Na última edição de Jogos Olímpicos, em Tóquio, o número de representantes femininas na delegação representava um total de 47% do time.
“Existe sim uma chance real de termos mais medalhistas mulheres do que homens pela primeira vez em Jogos Olímpicos. No Pan de Santiago, já tivemos mais medalhas de mulheres, foi a primeira vez em um evento multiesportivo que isso aconteceu. E a chance de acontecer isso em Paris também é grande, porque temos mais mulheres na delegação e temos muitas delas com histórico recente de grandes desempenhos em nível internacional”, afirmou Rogério Sampaio, diretor geral do COB e chefe de missão de Paris 2024.
Nas Olimpíadas de Paris, o Comitê Olímpico Internacional (COI) promoveu ação de igualdade de gênero para que, pela primeira vez na história, as 10.500 vagas para os jogos fossem divididas igualmente, entre 5.250 mulheres e 5.250 homens.
Terceira maior delegação da história
Os 277 atletas que representarão o Brasil em Paris são a terceira maior delegação da história do Time Brasil nos Jogos Olímpicos, atrás apenas das equipes enviadas para as Olimpíadas do Rio, em 2016, e Tóquio, em 2021. O número é o mesmo da delegação enviada a Pequim, em 2008.