Thiago Carpini será o substituto de Dorival no São Paulo
Carpini estava no comando do Juventude, que conseguiu o acesso para disputar a Série A em 2024
atualizado
Compartilhar notícia
O São Paulo definiu o seu novo treinador, será Thiago Carpini, que estava no comando do Juventude. O São Paulo irá paga a multa rescisória de R$ 1 milhão ao Juventude. Carpini foi o escolhido após uma série de entrevistas com vários treinadores, brasileiros e estrangeiros, e se mostrou o mais adequado ao cargo, principalmente pelo conhecimento que tem do elenco tricolor.
O nome de Carpini foi aprovado também pelos líderes do elenco e pelo coordenador técnico da equipe, Muricy Ramalho. Carpini se despedirá do Juventude no treino da tarde desta quinta-feira (11/1). A saída do Juventude foi selada na noite anterior, após uma conversa entre ele e a diretoria. O contrato com o tricolor deve ser assinado na manhã desta sexta-feira (12/1), quando ele também será apresentado ao elenco como novo treinador e já deve comandar as atividades com o grupo.
O treinador estava treinando o Juventude desde o dia dois de janeiro, quando o time se reapresentou para a pré-temporada, focando a estreia no Campeonato Gaúcho. Na última quarta-feira (10/1), chegou a observar um amistoso da equipe contra o time do Sindicato dos Atletas, que o Juventude venceu por 3×1.
Revelação
Carpini é considerado um dos treinadores mais promissores da atual geração. Ele tem 39 anos e vem de bons trabalhos recentes, principalmente pelo Água Santa, onde foi revelado para o futebol nacional. Lá ele foi vice-campeão paulista em 2023.
De lá foi para o Juventude, onde teve um grande ano, conseguindo um grande desempenho, tirando o time da vice lanterna da Série B para o acesso à primeira divisão nacional. No Juventude chegou a ter mais de 70% de desempenho e levou o time a ter uma das melhores campanhas fora de casa> No São Paulo, partidas fora de casa são um problema que o treinador terá de corrigir. Foram 32 jogos no time gaúcho, 17 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas. Carpini chegou a ter propostas do Santos e do Cruzeiro. mas não houve acordo.
No São Paulo, terá a missão de substituir o técnico Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil com o tricolor e que assume o cargo de treinador da Seleção Brasileira.