Terra arrasada? Quem são as apostas do Barcelona para o futuro
Veja quais são as opções do clube Culé para se reestruturar dentro de campo e seguir sem o craque argentino
atualizado
Compartilhar notícia
A ficha parece ainda não ter caído para torcedores e todos aqueles que acompanham futebol, mas sim, Lionel Messi não é mais jogador de Barcelona. Pilar técnico do clube na última década, Messi deixou o clubo rumo ao Paris Saint-Germain e uma grande interrogação surge: como o Barça responderá dentro de campo sem o maior jogador de sua história?
A questão pode parecer ainda mais séria se a análise for feita levando em conta as últimas temporadas da equipe catalã. Com muitos erros da diretoria na hora de reforçar o plantel e de dispensar jogadores, Messi parecia muitas vezes carregar o time nas costas em busca dos resultados. Na última temporada, viu seu parceiro de ataque Luís Suárez ir para o rival Atlético de Madrid deixando-o ainda mais isolado.
Com uma temporada misteriosa pela frente, quem pode assumir o protagonismo dentro da equipe catalã?
As pratas da casa
Uma das características do Barcelona, que ficou comprovada na época em que a equipe era comandada por Guardiola, era a presença de jogadores formados nas categorias de base como Carles Puyol, Gerar Pique, Xavi, Iniesta e o próprio Messi.
Neste meio de 2021, alguns nomes formados nas categorias do clube catalão podem ter a sua chance de ganhar mais espaço e protagonismo. Pedri é um dos jogadores que está em melhor fase. Se firmou no time titular na última temporada, e foi peça fundamental no meio de campo da Espanha na Eurocopa e na Olimpíada.
Ansu Fati vinha jogando bem, mas uma lesão no menisco esquerdo o tirou de ação no fim do ano passado. A fase de recuperação está perto do fim, e o jovem de 18 anos pode ser um dos desafogos da equipe.
Alex Collado, Yusuf Demir e Riqui Puig são outros nomes que acumulam expectativas do torcedor e que terão nessa temporada a chance de despontarem como principais jogadores.
Reforços de peso
Ainda antes de Messi, dois jogadores de peso foram anunciados pelo Barcelona como reforços para esta temporada. Memphis Depay e Kun Aguero desembarcaram para deixar a força ofensiva da equipe ainda mais letal.
No entanto, sem Messi, a configuração desse ataque experiente pode ser outro. A incógnita fica por conta de Aguero, que se mudou para a equipe culé para jogar com o amigo Lionel Messi. Há inclusive rumores de que o jogador havia mobilizado sua assessoria jurídica para deixar o clube antes mesmo da estreia.
Depay, por outro lado, parece estar com outro astral. O jogador holandês estreou fazendo gol no torneio amistoso Joan Gamper, quando o Barça venceu a Juventus por 3 x 0. O novo contratado fez questão de marcar logo aos três minutos de partida.
Os rejeitados podem ser exaltados?
Dois nomes não vem agradando a torcida do Barcelona nos últimos tempo. Phillipe Coutinho e Antoine Griezmann chegaram com grande expectativa por parte da torcida, mas os desempenhos em campo passam longe de serem destacados com elogios.
Prova disso está no empréstimo que o clube fez com Coutinho, que acabou indo para o Bayern de Munique e retornando ao fim do contrato. O jogador pode ser negociado ainda nessa janela e sua permanência é um mistério.
Há quem acredite que a presença de Messi em campo ofuscava ou até amedrontava os dois jogadores dentro de campo. Caso permaneçam no clube e tenham oportunidades, podem tentar apresentar o futebol que o colocaram em destaque para o mundo todo.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.