Tsitsipas arrasa Zverev e se garante na semi do ATP Finals
Vitória do tenista da Grécia evitou eliminação de Medvedev ainda na primeira fase do torneio que reúne os oito melhores tenistas do ano
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de estrear com uma boa vitória sobre o russo Daniil Medvedev, na última segunda-feira (11/11/2019), o grego Stefanos Tsitsipas arrasou o alemão Alexander Zverev por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, nesta quarta (13/11/2019), em Londres, e garantiu a sua classificação à próxima fase do ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada.
Com o triunfo, o atual sexto colocado do ranking mundial fez história ao se tornar o primeiro grego a avançar à semifinal da importante competição e também assumiu a liderança isolada do Grupo Andre Agassi, que horas mais cedo teve a sua segunda rodada aberta com o espanhol Rafael Nadal conquistando uma heroica vitória de virada sobre Medvedev, batido por 2 sets a 1, com 6/7 (3/7), 6/3 e 7/6 (7/4).
Ao bater Zverev, que ocupa o sétimo lugar da ATP e é o atual campeão do importante evento realizado na capital inglesa, Tsitsipas também evitou a eliminação precoce de Medvedev, o quarto tenista do mundo e único que ainda não venceu nesta chave. Na sexta-feira (15/11/2019), o grego fechará a sua campanha na primeira fase contra Nadal, líder do ranking mundial, enquanto Medvedev terá pela frente Zverev. O espanhol, o russo e o alemão ainda têm chances de classificação às semifinais.
Tsitsipas lidera o Grupo Andre Agassi com um saldo de quatro sets vencidos e nenhum perdido em duas partidas. Por ter faturado duas parciais e não perdido nenhuma na estreia, em que derrotou Nadal por 6/2 e 6/4, Zverev é o atual vice-líder, com saldo zero. Ele está logo à frente do espanhol, que ganhou dois sets e perdeu três em sua campanha até aqui. Na lanterna, Medvedev venceu um e perdeu quatro.
Para ir às semifinais, Nadal terá de ganhar de Tsitsipas e ainda torcer para o russo superar o alemão, que só depende de si para se classificar. O último colocado da chave, por sua vez, precisa derrotar Zverev em sets diretos e ainda torcer para o grego bater o espanhol.
Tsitsipas se tornou nesta quarta-feira o segundo tenista a garantir classificação às semifinais deste ATP Finals. O primeiro havia sido o austríaco Dominic Thiem, que acumulou duas vitórias nos seus dois primeiros jogos no Grupo Bjorn Borg. Esta chave será fechada nesta quinta (14/11/2019), quando o duelo entre o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer, marcado para começar às 17h, definirá uma vaga na próxima fase. Antes disso, às 11h, Thiem enfrentará o já eliminado italiano Matteo Berrettini na abertura desta rodada derradeira.
Também nesta quinta, às 9h, pela última jornada do Grupo Jonas Bjorkman do torneio de duplas do ATP Finals, o brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot lutarão por uma vaga na semifinal em duelo contra a parceria formada pelo norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury. Mais tarde, às 15h, no fechamento desta chave, o time do sul-africano Raven Klaasen e o neozelandês Michael Venus, já classificado à próxima fase após duas vitórias em dois jogos, terá pela frente o croata Ivan Dodig e o eslovaco Filip Polasek.
Garantidos na semifinal
Em outro duelo do dia na capital inglesa, os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut avançaram à semifinal de duplas do ATP Finals ao conquistarem a segunda vitória em dois confrontos no Grupo Max Mirnyi. Eles derrotaram os alemães Kevin Krawietz e Andreas Mies por 7/5 e 7/6 (7/3). No outro jogo do dia pela chave, o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau venceram os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal por 2 sets a 1, com 6/2, 5/7 e 10/8 no super tie-break.
Na próxima sexta-feira, Herbert e Mahut terão pela frente Rojer e Tecau, enquanto Cabal e Farah encaram Krawietz e Mies. Mesmo após duas derrotas em dois jogos, o colombianos, principais cabeças de chave, ainda têm chances de ir às semifinais.