metropoles.com

Terror do Top 5 do mundo, Fernandez e Raducanu fazem história no US Open

Pela primeira vez, a briga pelo caneco não terá pelo menos uma cabeça de chave do Grand Slam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elsa/Getty Images
Leylah Fernandez e Emma Raducanu
1 de 1 Leylah Fernandez e Emma Raducanu - Foto: Elsa/Getty Images

Entre as cinco atletas melhores do mundo, somente a nº 1, Ashleigh Barty, não cruzou o caminho das finalistas do US Open 2021, Leylah Fernandez (Canadá) e Emma Raducanu (Reino Unido). Aryna Sabalenka, 2ª, foi eliminada por Fernandez na semifinal; Naomi Osaka perdeu para a canadense ainda na 3ª rodada; e Elina Svitolina foi a vítima de Fernandez nas quartas de final. Nesta mesma fase, a nº 4, Karolina Pliskova foi despachada pela britânica.

A final do US Open de 1999 é a que chega mais perto da decisão de 2021. Naquela ocasião, ainda adolescente, Serena Williams, aos 17 anos, venceu Martina Hingis, de 18 anos. Agora, a canadense de 19 anos, e a britânica, 18, disputam o título de uma edição já marcada na história por causa delas.

Pela primeira vez, a briga pelo caneco não terá pelo menos uma cabeça de chave do Grand Slam. Fernandez aparece em 73º no ranking da WTA e Raducanu é a 150ª, ela também é a primeira na história, entre homens e mulheres, a ir do torneio qualificatório até a grande final.

A jovem canadense é a quarta do país a estar numa decisão de Grand Slam no simples, tanto masculino quanto feminino. Antes dela, Eugenie Bouchard, esteve em Wimbledon 2014, Milos Raonic, em Wimbledon 2016, e Bianca Andreescu, no US Open 2019.

Já a britânica voltou a colocar o Reino Unido em um decisão de Grand Slam depois de cinco anos. O último a fazer isso foi Andy Murray, em Wimbledon 2016.

Na atualização não-oficial do ranking da WTA, a projeção é de que as duas irão subir muitas posições. Leylah deve fazer um salto de 46 colocações, passando da 73ª posição para a 23ª, podendo entrar no Top 20 caso vença o título. Enquanto a escalada de Emma será ainda maior, de 118 posições, saindo de 150ª para 32ª, podendo ir a 23º se conquistar a taça.

A final em Nova York está marcada para este sábado (11/9), às 17h20, horário de Brasília. A transmissão deve ficar por conta do SporTV3, além da ESPN pela TV e aplicativo do Star+.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?