metropoles.com

Tenista Osaka se destaca pelo desempenho e posicionamento crítico

Número dois no ranking mundial, a atleta de 23 anos joga luz em assuntos como saúde mental e racismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cameron Spencer/Getty Images
Naomi Osaka
1 de 1 Naomi Osaka - Foto: Cameron Spencer/Getty Images

Um fenômeno do tênis. Assim podemos classificar a tenista Naomi Osaka, de apenas 23 anos de idade. Com sete grandes títulos em sua bagagem, a tenista ocupa atualmente a segunda posição do ranking mundial de tênis.

Além do grande desempenho dentro das quadras, a tenista japonesa vem ganhando notoriedade no mundo do esporte por conta de seu posicionamento sobre diversas questões. Contrariando o senso comum, Osaka prova a cada decisão e pronunciamento que ninguém a impedirá de dizer o que pensa.

Conquistas

Em 2018,  Naomi começava a mostrar ao que veio. Naquele ano venceu o Indian Wells e o US Open. Nesse último, derrotou ninguém menos que a consagrada Serena Williams na Final.

No ano seguinte, a saga de conquistar títulos se manteve. A tenista japonesa venceu em Pequim, na China, Osaka, no Japão e o Australian Open. A sequência alçou Naomi para o topo do ranking mundial, local de onde não saiu mais.

Em 2020, com o calendário muito afetado por conta da pandemia do coronavírus, Naomi Osaka levou mais um US Open. Em 2021, a tenista conquistou novamente o Australian Open.

Saúde mental em pauta

Após derrotar Maria Patricia Tig na estreia, a número 2 do mundo decidiu abandonar o grand slam de Roland Garros. O motivo? Osaka se recusou a participar das entrevistas exigidas pelos organizadores do torneio e foi multada em 15 mil dólares.

Horas depois da punição, a tenista veio a público e explicou que deixaria o torneio para cuidar de sua saúde mental. Naomi Osaka revelou que desde 2018 luta contra a ansiedade. Em suas redes sociais, Osaka publicou uma explicação para a sua decisão e mostrou muita maturidade para expor o momento que passa.

“Eu não sou uma oradora natural e tenho enormes crises de ansiedade antes de falar com a imprensa. Eu fico realmente nervosa e acho realmente estressante me conectar e dar as melhores respostas que gostaria”, revelou a tenista.

A decisão de Naomi Osaka recebeu apoio de outros grandes nomes do esporte como Lewis Hamilton, Serena Williams e Stephen Curry, que se solidarizaram com a tenista.

Posicionamento anti-racista

Essa não é a primeira vez que Osaka faz questão de colocar suas opiniões de maneira explícita. Ano passado, durante o US Open, a tenista entrou em quadra com uma máscaras que homenageavam pessoas negras mortas em operações policiais nos Estados Unidos. A cada jogo ela homenageava uma vítima, entre elas, George Floyd.

As ações de Osaka foram amplamente debatidas, inclusive pelos patrocinadores da tenista.

Seus constantes posicionamentos colocam a tenista junto de outros nomes como Lewis Hamilton e LeBron James, que constantemente deixam claro suas opiniões sobre temas delicados da sociedade.

A cada campeonato e atitude, Naomi Osaka mostra que pode gravar cada vez mais seu nome da história do tênis, não só pelo desempenho técnico comprovado a cada vitória, como também pela consciência demonstrada enquanto cidadã.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?