Sem Djokovic, Nadal pode se sagrar como o maior campeão de Grand Slam
Além do sérvio, Roger Federer também não disputa o Aberto da Austrália. Ambos têm 20 títulos de Grand Slam
atualizado
Compartilhar notícia
Assim que foi confirmado que Novak Djokovic não participaria do Australian Open, fãs ficaram desapontados pela ausência do número 1 do mundo, mas muitos concordaram com a decisão, já que o tenista não se vacinou.
No entanto, quem pode se beneficiar desse imbróglio envolvendo o sérvio e o governo australiano é justamente um dos principais nome do esporte, o espanhol Rafael Nadal.
Ocupando a 5º posição no Ranking da ATP, Nadal tem uma motivação extra para buscar o primeiro título da temporada: se for campeão do Aberto da Austrália, será o primeiro tenista na história a ter 21 conquistas de Grand Slam, superando justamente Djokovic e Federer, ambos com 20 títulos.
Embora o russo Daniil Medeved (nº 2 do mundo) seja apontado por muitos como favorito, já que venceu o US Open em setembro do ano passado, Nadal sabe que sem Djoko as chances dele aumentam.
“O ideal para o mundo do esporte é que os melhores compitam. Gostaria de vê-lo jogar aqui. Seria o melhor para todos, sem dúvida. Se é justo ele jogar ou não é outra questão, mas não quero mais falar sobre isso”, reconheceu o tenista durante coletiva.
O tenista de 35 anos fez sua estreia na última segunda-feira, vencendo sem dificuldade Marcos Giron com parciais de 6/1, 6/4 e 6/2.
Caso Nadal não consiga o título na Austrália, o tenista sabe que a próxima oportunidade será justamente em Roland Garros, em Paris, torneio do qual ele é o maior vencedor da história, com 13 títulos.
Por sinal, o governo francês também exigirá passaporte vacinal, situação que pode impedir Djokovic de disputar outro Grand Slam e defender o título, já que ele também é o atual campeão do principal torneio em quadras de saibro.
Fechando o ciclo dos 4 principais Majors da temporada, o Torneio de Wimbledon e o US Open ocorrerão apenas no segundo semestre de 2022.
Assim, enquanto Federer sofre com lesões e Djokovic se nega a tomar vacina, Rafael Nadal terá quatro oportunidades ao longo do ano para se tornar o maior vencedor da história do Tênis. O primeiro match point começa na Austrália.