Roland Garros desembarca em Brasília com torneio para amadores
Mais de 100 praticantes de tênis disputarão torneio com chancela do Grand Slam francês neste final de semana, no Clube do Exército
atualizado
Compartilhar notícia
O charme de Roland Garros desembarcará em Brasília a partir desta quinta-feira (28/11/2019). Não, o tradicional torneio francês não deixará Paris para ser disputado na capital federal. Mais de 100 tenistas amadores, porém, terão a possibilidade de sentir um pouco do clima do Grand Slam, a série dos quatro torneios mais importantes do calendário mundial do tênis, graças à segunda etapa da temporada 2019/20 do Roland Garros Amateurs Series, que será disputado no Clube do Exército, no Setor de Clubes Sul. Além de atletas brasilienses, outros nove estados terão representantes na disputa: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
Será a segunda edição da competição em Brasília. No ano passado, o Roland Garros Amateurs Series foi realizado nas quadras do Iate Clube. A competição é parte de um convênio entre a Federação Francesa de Tênis e a Confederação Brasileira de tênis. A identidade do torneio com o Brasil é reforçada por conta do histórico de títulos do país na competição. Em 1997, 2000 e 2001, Gustavo Kuerten, o Guga, conquistou o troféu de simples por três vezes. Além dele, o mineiro Marcelo Melo conquistou, em 2015, o título de campeão do Grand Slam nas duplas.
A competição, que será disputada até este domingo (01/12/2019) e terá entrada franca, será dividida por classes. Assim, tenistas que pretendem iniciar no tênis competitivo e atletas que já estão na modalidade há mais tempo encontrarão rivais de níveis parecidos durante o torneio.
Além de levantar um troféu de um torneio com chancela de Roland Garros, os tenistas terão uma motivação a mais para conquistar o título em Brasília. Isso porque os vencedores de todas as etapas (além de Brasília, Curitiba e outras duas cidades receberão a competição) farão parte de um sorteio que premiará o vencedor com uma viagem com as despesas pagas para Paris, para acompanhar algumas partidas da edição 2020 do Grand Slam.