metropoles.com

Nadal elimina holandês e vai às quartas de final em Wimbledon

Espanhol venceu Botic van de Zandschulp nesta segunda-feira (4/7) e já está entre os oito melhores da competição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Rafael Nadal
1 de 1 Rafael Nadal - Foto: Getty Images

Rafael Nadal já está entre os oito melhores de Wimbledon. Nesta segunda-feira (4/7), o segundo cabeça de chave em Londres não deu chances ao empolgado Botic van de Zandschulp, ganhando em sets corridos e avançando para as quartas de final. O espanhol eliminou o holandês com parciais de 6/4, 6/2 e 7/6 (8/6) em 2h24.

O jogo na quadra central começou com Nadal perdendo o saque. A resposta foi imediata. O espanhol embalou e abriu 5 a 2. Perdeu o serviço na hora de fechar, mas com a terceira quebra na parcial, fez 6/4. Jogador de golpes potentes, Zandschulp investia justamente na força para barrar a técnica apurada do favorito. Mas a qualidade do espanhol prevaleceu no primeiro set e ele foi soberano também na segunda parcial.

Após abrir 3 a 0, Nadal apenas administrou a parcial. Com 5 a 2, forçou no saque de Zandschulp e no terceiro set point, abriu gigante vantagem de 2 a 0 no duelo das oitavas. Em busca do terceiro título de Grand Slam do ano – ganhou o Aberto da Austrália e Roland Garros -, o espanhol estava a um set da vitória.

Não permitir reação do holandês, que passou por rivais experientes, casos de Feliciano López e Richard Gasquet, era a meta de Nadal. Mas começou a parcial perdendo o serviço. Como no primeiro set, devolveu de imediato e logo virou para 5 a 3. Sacou para garantir a vitória e acabou surpreendido. O holandês forçou e quebrou. E buscou o 5 a 5, resgatando as esperanças no confronto. Depois, levou o jogo ao tie-break.

O game desempate foi igual até 2 a 2, depois Nadal abriu vantagem e teve três match points seguidos com 6/3. Não aproveitou, permitindo o 6 a 6. Confirmou o saque e na quarta oportunidade, fechou o embate com 8/6. O espanhol volta às quadras na quarta-feira, diante do americano Taylor Fritz, cabeça de chave 11, que fez 3 a 0 no australiano Jason Kubler, parciais de 6/3, 6/1 e 6/4.

Depois de eliminar o grego Stefanos Tsitsipas na rodada anterior, com grande apresentação, o australiano Nick Kyrgios avançou às quartas de final após dura batalha contra o americano Brandon Nakashima. Após 3h11 e cinco sets, o 40° do mundo se garantiu com 4/6, 6/4, 7/6 (7/2), 3/6 e 6/2.

Agora, Kyrgios defende a grande campanha em Wimbledon contra o chileno Cristian Guarín, que também precisou de cinco sets para superar o australiano Alex De Minaur, com impressionante virada de 2/6, 5/7, 7/6 (7/3), 6/4 e 7/6 (10/6).

MALDIÇÃO DO TOP 10

A espanhola Paula Badosa (cabeça 4) é a nona tenista do Top 10 eliminada em Wilmbledon antes das quartas de final. Deu adeus com derrota sem reação diante da belga Simona Halep, por 6/1 e 6/2. Desta maneira, apenas a tunisiana Ons Jabeur, cabeça 3, segue na disputa entre as 10 melhores.

Halep terá pela frente a americana Amanda Anisimova, que fez 6/2 e 6/3 na francesa Harmony Tan. Após acabar com a invencibilidade de 37 jogos da líder do ranking, a polonesa Iga Swiatek, a francesa Alizé Cornet levou virada diante da australiana Ajla Tomljanovic, e deu adeus com 6/4, 4/6 e 3/6.

Tomljanovic terá pela frente a casaque Elena Rybakina, que despachou a croata Petra Martic, com 7/5 e 6/3.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?