metropoles.com

MP sérvio garante validade dos testes PCR de Djokovic na Austrália

Após idas e vindas, Djokovic acabou expulso do país pelo governo australiano por ser um risco sanitário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Justin Setterfield/Getty Images
Novak Djokovic Masters 1000
1 de 1 Novak Djokovic Masters 1000 - Foto: Justin Setterfield/Getty Images

Os resultados dos testes de PCR para detecção da Covid-19, apresentados pelo tenista Novak Djokovic, número 1 do mundo, para participar do Aberto da Austrália, eram válidos. Essa foi a constatação das investigações do Ministério Público da Sérvia.

Djokovic não se vacinou contra a covid-19. Mesmo assim, recebeu o visto para ingressar na Austrália graças a um certificado de contaminação com o novo coronavírus, um mês antes do torneio. Após idas e vindas, Djokovic acabou expulso do país pelo governo australiano por conta de se tratar de um “risco sanitário”.

Segundo os testes apresentados às autoridades australianas, realizados nos dias 16 e 22 de dezembro, Djokovic havia testado, respectivamente, positivo e negativo para a covid-19. A validade dos testes, no entanto, foi colocada à prova após a divulgação de incongruências por vários veículos de comunicação.

“A análise da base de dados numérica concluiu que Novak Djokovic foi submetido a vários testes e que os certificados desses testes nos dias 16 e 22 de dezembro eram válidos”, afirmou o Ministério Público em um comunicado oficial.

Djokovic, que recebeu o resultado de seu primeiro teste no dia 17, participou de um evento com jovens tenistas em Belgrado e concedeu entrevista ao jornal francês L’Equipe na mesma data. Na ocasião, o sérvio se desculpou e afirmou que havia feito um “erro de julgamento.”

Desde que retornou à Sérvia, no dia 17 de janeiro, o tenista ainda não se pronunciou. Fez apenas breves aparições públicas. Nesta quinta-feira, Djokovic vai se encontrar com Aleksandar Vucic, presidente sérvio.

Sem a presença de Djokovic, Rafael Nadal se sagrou campeão do Aberto da Austrália e conquistou seu 21.º título de Grand Slam. O espanhol superou o seu recorde de 20 troféus, que era compartilhado com o próprio Djokovic e o suíço Roger Federer.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?