metropoles.com

Grigor Dimitrov vira sobre Roger Federer e é semifinalista do US Open

Adversário será o russo Daniil Medvedev, que eliminou o também suíço Stanislas Wawrinka, mais cedo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tim Clayton/Corbis via Getty Images
US Open Tennis Tournament 2019
1 de 1 US Open Tennis Tournament 2019 - Foto: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

O búlgaro Grigor Dimitrov está classificado para as semifinais do US Open. Jogando contra o algoz Roger Federer, que vencera todos os sete confrontos disputados anteriormente entre os dois, o número 78 do mundo se aproveitou de uma noite errática do suíço para vencer por 3 sets a 2, parciais de 3/6, 6/4, 3/6, 6/4 e 6/2. Na semifinal, Dimitrov enfrentará o russo Daniil Medvedev que, mais cedo, despachou o também suíço Stanislas Wawrinka.

Com a vitória, Dimitrov alcançou, pela primeira vez na carreira, uma semifinal de Grand Slam, a série dos quatro torneios mais importantes do circuito mundial de tênis.

Agressivo desde o início, Federer não teve dificuldades para quebrar o serviço de Dimitrov logo no segundo game da partida. A quebra no começo do set deu ao suíço a tranquilidade que ele precisava para comandar as ações ofensivas na parcial, vencida pelo número 3 do mundo por 6/3.

O segundo set foi um pouco mais equilibrado. Os sacadores pouco sofreram com as devoluções adversárias, mas foi o búlgaro quem conseguiu a primeira quebra de saque, no sexto game. Um erro não-forçado do suíço no break-point contra foi o suficiente para que Dimitrov comemorasse o game no serviço do suíço, algo que parecia improvável durante o primeiro set. A devolução da quebra viria no nono game. Com Federer dominando as trocas de bola, o búlgaro pareceu ter sentido a potência dos golpes do suíço e, com uma dupla-falta na rede, entregou o game de presente para o pentacampeão do US Open, que, mesmo depois de estar três games atrás, ganhou sobrevida na parcial. No game, porém, Federer voltou a errar e, justamente em um erro não-forçado, entregou o set para Dimitrov, que vibrou muito com o 6/4 que o recolocou na briga pela vaga na semifinal.

A terceira parcial parecia se encaminhar para se encaminhar para um início semelhante ao da anterior. Apenas no quinto game, Federer teve nada menos que três chances seguidas para quebrar o saque de Dimitrov. O búlgaro, porém, conseguiu manter o serviço e fazer 3/2, mostrando que não se entregaria facilmente. No sétimo game, porém, Dimitrov voltou a mostrar nervosismo ao servir e, assim como ocorrera no segundo set, deu um game de presente a Federer após uma dupla falta.

Com uma quebra de vantagem, o suíço ainda teve de salvar um break-point antes de abrir 5/3 no terceiro set. Um bate-pronto com precisão milimétrica, porém, abriu caminho para que o vencedor de 20 Grand Slams ficasse relativamente tranquilo na parcial, vencida por Federer por 6/3, após nova quebra de serviço do suíço.

O quarto set começou com Dimitrov conquistando uma importante quebra de serviço já no game inicial da parcial. Com o búlgaro dominando o quarto set, Federer resistiu como pode às investidas do adversário, especialmente no sétimo game, quando precisou salvar vários break-points, antes de confirmar o serviço e diminuir a vantagem de Dimitrov para 4/3. O búlgaro, porém, não teve vida fácil para fechar o set. Sacando em 5/4, Dimitrov se viu em um buraco e foi ele quem precisou se livrar de break-points antes de fechar a parcial em 6/4 após Federer jogar uma bola para fora.

Antes do início do quinto e decisivo set, Roger Federer pediu a presença do fisioterapeuta do torneio. Após a parada médica de três minutos, o suíço se complicou no game de saque e logo de cara teve de enfrentar um break-point. Uma bola na rede definiu a quebra de saque logo no game inicial. Alheio aos problemas do suíço, Dimitrov passou a dominar o jogo. No segundo game, confirmou o serviço sem sustos e apenas administrou a vantagem conquistada no início da parcial para vencer o quinto set por 6/2 e o jogo por 3 x 2, de virada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?