metropoles.com

Djokovic e Federer caem em Xangai; Melo e Soares avançam

Federer salvou cinco match points no segundo set, mas não conseguiu frear o alemão Alexander Zverev, o quinto cabeça de chave

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fred Lee/Getty Images
2019 Rolex Shanghai Masters – Day 7
1 de 1 2019 Rolex Shanghai Masters – Day 7 - Foto: Fred Lee/Getty Images

Antes nunca derrotados nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai, com 13 vitórias somadas, o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer foram eliminados nesta sexta-feira (11/10/2019) nesta fase do evento chinês, disputado em quadras duras.

Federer salvou cinco match points no segundo set, mas não conseguiu frear o alemão Alexander Zverev, o quinto cabeça de chave, e perdeu por 6/3, 6/7 (7/9) e 6/3. Djokovic, o atual campeão, sucumbiu por 3/6, 7/5 e 6/3 antes o sexto pré-classificado, Sefanos Tsitsipas.

“Ele mereceu a vitória”, disse Djokovic sobre o grego de 21 anos “Jogou melhor no segundo e terceiro sets. Eu comecei bem no primeiro set, mas não tive a precisão suficiente”, acrescentou o dono de quatro títulos em Xangai, onde havia ganhado os oito jogos que tinha feito nas quartas de final do evento – o retrospecto de Federer era de 5 a 0.

Em fato raro, Federer mostrou irritação, discutiu com a arbitragem e recebeu advertência ao isolar uma bola quando perdia o terceiro set por 3/0. Questionado sobre o incidente, não quis responder. “Para que você possa escrever no Twitter? Não, seria melhor que escrevesse algo lindo sobre a partida. Próxima pergunta”, disse.

A vitória deixou Zverev, de 22 anos, em vantagem de 4 a 3 no confronto com Federer. “Os jovens estão batendo na porte e forte. É excitante. São magníficos. A coisa está bem aberta, me parece, para a definição desse torneio”, afirmou o suíço.

Zverev terá como próximo oponente o italiano Matteo Berrettini. O 11º cabeça de chave fez 7/6 (10/8) e 6/4 no austríaco Dominic Thiem.

Até a partida desta sexta-feira, Djokovic havia ganhado 24 sets seguidos na Ásia, uma sequência que inclui o Masters 1000 de Xangai de 2018 e o título do Torneio de Tóquio na última semana.

Tsitsipas agora soma duas vitórias em três partidas contra Djokovic. O grego ganhou do sérvio no primeiro duelo, no ano passado, em Toronto. E Djokovic havia dado troco em Madri nesta temporada. “A melhor virada da minha carreira”, disse o grego.

Ele também assegurou presença no ATP Finals nesta sexta-feira, quando o russo Daniil Medvedev (terceiro cabeça de chave) venceu o italiano Fabio Fognini por 6/3 e 7/6 (7/4).

Medvedev, que duelará com Tsitsipas neste sábado, está a um triunfo de alcançar a sexta final seguida da carreira. Ele lidera o circuito em vitórias nesta temporada – 57.

Duplas
Pela chave de duplas do Masters 1000 de Xangai, os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares avançaram às semifinais com seus respectivos parceiros. E vão duelar na decisão caso triunfem neste sábado.

Pelas quartas de final, o polonês Lukasz Kubot e Melo derrotaram o croata Ivan Dodig e o polonês Filip Polasek por 6/4 e 7/6 (7/2). Os seus próximos rivais serão os britânicos Jamie Murray e Neal Skupski.

Já Soares e o croata Mate Pavic venceram os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal por 6/4 e 6/2. Nas semifinais, duelarão com os franceses Nicolas Mahut e Edouard Roger-Vasselin

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?