metropoles.com

Com aval da ATP, Laver Cup tem reencontro de Federer e Nadal

Após passar por Praga e Chicago, a Laver Cup será disputada em solo suíço, entre sexta e domingo, em quadra indoor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
The Championships – Wimbledon 2008 Day Thirteen
1 de 1 The Championships – Wimbledon 2008 Day Thirteen - Foto: Getty Images

A terceira edição da Laver Cup terá início nesta sexta-feira (20/09/2019), em Genebra, testando a mesma fórmula que fez sucesso em 2018 e, principalmente, em 2017, quando reuniu Roger Federer e Rafael Nadal no mesmo time e até na mesma dupla. Pela primeira vez, a competição por equipes, envolvendo um Time Mundo e um Time Europa, conta com aval da ATP, com espaço reservado no disputado calendário do circuito masculino.

Após passar por Praga e Chicago, a Laver Cup será disputada em solo suíço, entre sexta e domingo, em quadra indoor. No ano passado, o destaque foi a parceria entre Federer e o sérvio Novak Djokovic, que não teve o mesmo sucesso da dupla formada pelo suíço e por Nadal em 2017. O feito chegou a disputar o Prêmio Laureus na categoria Melhor Momento Esportivo, mas acabou perdendo para a homenagens às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense.

Neste ano, mais uma vez Federer (3º do ranking) e Nadal (2º) vão liderar o favorito Time Europa, que terá ainda o austríaco Dominic Thiem (5º), o alemão Alexander Zverev (6º), o grego Stefanos Tsitsipas (7º) e o italiano Fabio Fognini (11º). A equipe terá como capitão o sueco Björn Borg.

Do outro lado, os europeus terão pela frente uma equipe quase toda composta por tenistas da América do Norte: os norte-americanos John Isner (20º), Jack Sock (210º) e Taylor Fritz (30º), os canadenses Milos Raonic (24º) e Denis Shapovalov (33º), o australiano Nick Kyrgios (27º), todos sob o comando do também americano John McEnroe.

Não bastasse os importantes tenistas dentro de quadra, a Laver Cup tem como um dos seus principais atrativos o apelo visual, a começar pela incomum quadra dura preta. Sob a forte iluminação e a transmissão de televisão recheada de recursos (com câmeras e ângulos inesperados, além da cobertura dos “bastidores” dos jogos), a quadra se parece mais um palco, após seguidos estudos por parte dos organizadores.

“Toda a arena é feita para ter um efeito dramático, com as luzes e as telas ao redor da quadra, as cores dos times e os bancos [de descanso, com a presença dos capitães], todas as inovações que nunca fizeram parte do tênis antes”, enumera Federer, um dos criadores do torneio, em entrevista ao jornal The New York Times.

O suíço, que homenageia a lenda australiana Rod Laver, trata a competição como um dos seus maiores legados ao esporte. Neste ano, o esforço das edições passadas foi premiado pela aprovação da ATP para a entrada no calendário, o que significa grande vitória para os organizadores num momento em que voltaram a pipocar no circuito as competições entre países.

Rivalidade entre torneios
Ao mesmo tempo em que a Laver Cup desponta como sucesso de público (os ingressos para o fim de semana estão esgotados) e também entre os tenistas, a Copa Davis apresenta seu formato renovado em novembro e, em janeiro, o calendário terá o acréscimo da ATP Cup, nova competição entre países.

Nos bastidores, a disputa dos torneios é pela atenção dos medalhões e dos fãs de tênis. Nesta briga, a Laver Cup saiu na frente, por ter Federer e Nadal juntos novamente. A ATP Cup já teve confirmada as presenças dos dois. E a Copa Davis parece correr atrás do prejuízo. O mais provável é que tenha apenas o sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, em Madri.

Na opinião de Federer, há espaço para as três competições, em razão das mudanças na Davis, que passou a ocupar menos datas no calendário ao longo da temporada. “Com certeza. Havia lugar antes para quatro datas diferentes para jogos da Davis. Agora teremos ainda menos datas na Davis”, disse o suíço, nesta quinta-feira.

Formato
Em cada dia da disputa, a Laver Cup conta com quatro jogos, sendo três de simples e um de duplas. Cada partida será em melhor de três sets. Em caso de empate, o duelo será decidido em um match tie-break até 10 pontos, o que reduz o tempo das partidas, preocupação constante dos diretores dos torneios nos últimos anos.

“Como jogador, é divertido misturar um pouco as coisas e competir numa atmosfera tão diferente da que costumamos encarar nas semanas normais no circuito. Espero que, com o que estamos fazendo na Laver Cup, com um visual mais século 21, possamos ajudar a trazer mais fãs para o tênis”, disse Federer.

Pelas regras do torneio, cada triunfo nas partidas desta sexta-feira valerá um ponto no placar geral do confronto entre Time Mundo e Time Europa. No sábado, a pontuação será de dois pontos e, no domingo, cada vitória renderá três pontos. Vence a equipe que alcançar 13 pontos primeiro.

Nesta sexta, a abertura terá Thiem contra Shapovalov a partir das 8 horas (horário de Brasília), com transmissão pela ESPN. O jogo será seguido por Fognini x Sock, Tsitsipas x Fritz e Federer ao lado de Zverev nas duplas contra Shapovalov e Sock.

Brasileiro na Laver Cup
Um dos fundadores e organizadores da competição, Federer tem como seu parceiro na competição o amigo brasileiro Jorge Paulo Lemann. Homem mais rico do Brasil, o empresário tem fortuna estimada em US$ 25 bilhões.

Sócio do fundo 3G, que tem participações em gigantes como AB InBev, Burger King e Kraft Heinz, Lemann foi tenista profissional. Defendeu tanto o Brasil quanto a Suíça na Copa Davis. Em 1973, até venceu um set contra o argentino Guillermo Vilas, outra lenda do tênis. Na Suíça, onde tanto o brasileiro quanto Federer moram, não é incomum ver os dois amigos em quadra

No Brasil, Lemann foi um dos idealizadores do Instituto Tênis, localizado em Barueri (SP). A entidade tem por objetivo descobrir e promover novos talentos no País.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?