metropoles.com

Barty e Kvitova vencem e duelam nas quartas na Austrália

A tunisiana Ons Jabeur se tornou a primeira árabe a chegar as quartas de final de um Grand Slam desde o marroquino Hicham Arazi, em 2004

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jack Thomas/Getty Images
2020 Australian Open – Day 7
1 de 1 2020 Australian Open – Day 7 - Foto: Jack Thomas/Getty Images

Número 1 do mundo, Ashleigh Barty não decepcionou e deixou em festa a torcida australiana ao vencer neste domingo (26/01/2020) a norte-americana Alison Riske, 19ª do ranking, por 6/3, 1/6 e 6/4, avançando às quartas de final do Aberto da Austrália.

A vitória é considerada uma revanche para Barty, que havia perdido os últimos dois duelos para Riske, incluindo o de Wimbledon, no ano passado. A tenista local tenta chegar à semifinal em Melbourne pela primeira vez em sua carreira é a grande esperança da Austrália voltar a ter uma jogadora no topo do primeiro Grand Slam do ano. A última anfitriã a triunfar na competição foi Christine O’Neil, em 1978.

Para avançar no torneio, a número 1 do mundo precisou ser inteligente e ter paciência em alguns momentos do jogo. No início, ela foi arrasadora, ganhando a maioria dos pontos e conseguindo duas quebras no primeiro set. Na parcial seguinte, porém, Riske cresceu no jogo, a australiana cometeu falhas importantes e o panorama se inverteu, com a norte-americana vencendo por 6/1.

No set decisivo, Barty usou a inteligência e a paciência para vencer seus pontos. Variou seu jogo, não apostando apenas na agressividade. Ela correu muitos riscos, teve mais erros não forçados que sua adversária (34 contra 24), mas a estratégia deu resultado para a alegria do público que lotou a Rod Laver Arena.

Petra Kvitova, número 8 do mundo e vice em Melbourne em 2019, será a oponente de Barty na próxima fase. A checa venceu a grega Maria Sakkari (23ª), de virada, por 6/7 (4/7), 6/3 e 6/2 neste domingo. Ela leva a melhor no retrospecto diante da australiana, de modo que venceu quatro partidas – incluindo as quartas do ano passado na Austrália – e perdeu três.

Histórico
Responsável por “aposentar” a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-nímero 1 do mundo, Ons Jabeur segue fazendo história no torneio australiano. A tunisiana de 25 anos, 78ª no ranking da WTA, derrotou a chinesa Qiang Wang (29ª) e se tornou a primeira árabe a chegar as quartas de final de um Grand Slam desde o marroquino Hicham Arazi, que conseguiu o feito em 2004, justamente no Aberto da Austrália.

Foi, também, a primeira vez que Jabeur alcança esse estágio em um Grand Slam na carreira. “Estou tremendo. É inacreditável. Realmente não consigo descrever como me sinto”, disse a tunisiana após o jogo.

Na fase seguinte, Jabeur enfrentará a norte-americana Sofia Kenin (15ª), que derrotou a jovem compatriota Cori Gauff (67ª), de apenas 15 anos, responsável por eliminar a veterana Venus Williams e a atual campeã Naomi Osaka. Kenin conquistou a vitória de virada, com parciais de 6/7 (5/7), 6/3 e 6/0.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?