Ainda sem se vacinar, Djokovic anuncia que está fora do US Open
O tenista anunciou nesta quinta-feira (25/8) que não irá participar por não ter se vacinado contra a Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O tenista Novak Djokovic anunciou nesta quinta-feira (25/8) que está fora do US Open por conta da vacinação. Vale destacar que o torneio não exige vacinação, porém, os Estados Unidos não autoriza a entrada de estrangeiros não-vacinados no país.
“Infelizmente, não vou viajar para Nova York desta vez para o US Open. Obrigado aos fãs por suas mensagens de apoio e amor. Boa sorte aos jogadores. Vou manter minha forma e meu espírito positivos à espera da oportunidade de competir novamente. Vejo você logo, mundo do tênis”, escreveu o sérvio.
Sadly, I will not be able to travel to NY this time for US Open. Thank you #NoleFam for your messages of love and support. ❤️ Good luck to my fellow players! I’ll keep in good shape and positive spirit and wait for an opportunity to compete again. 💪🏼 See you soon tennis world! 👋🏼
— Novak Djokovic (@DjokerNole) August 25, 2022
Em novembro de 2021 o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos já havia exigido a vacinação de Djoko, que preferiu esperar até o prazo limite (hoje) na expectativa da uma mudança na decisão.
Com a confirmação da ausência, o tenista deve perder posições no ranking mundial. Atualmente Djokovic está em 6º, mas a perda de 1200 pontos do vice-campeonato de 2021, deixando-o com o total de 3570 pontos, o sérvio pode ficar de fora do top 10 dependendo dos resultados do US Open.
A decisão de não se vacinar já tirou o tenista de duas das quatro principais competições do mundo do tênis, onde pode acabar vendo Rafael Nadal ampliar a vantagem de títulos do Grand Slam. Atualmente Nadal tem 22 conquistas contra 21 de Djokovic.
Além disso, como esperou até o último instante para tomar a decisão, o sérvio tirou a chance de um jogador pior ranqueado entrar na disputa do torneio americano. Caso desistisse antes do início do qualifying, quando já era praticamente improvável o CDC mudar a decisão sobre a vacinação, Pol Martin Tiffon iria entrar como último classificado do quali.
Vale destacar que como o tenista desistiu depois do anúncio da primeira agenda de jogos, um jogador eliminado na fase classificatória entrará no lugar dele como “lucky loser”.