metropoles.com

Tempestade Perfeita: filme relata conquistas do surfe brasileiro

Em entrevista ao Metrópoles, o diretor do documentário, Gustavo Malheiros, contou um pouco sobre como foi a produção do longa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Poster do Tempestade Perfeita
1 de 1 Poster do Tempestade Perfeita - Foto: Divulgação

Um registro sobre a geração mais vitoriosa do surfe brasileiro na história. É com esse conteúdo que o documentário Tempestade Brasileira chega às telas. Gravado desde 2014, o documentário tem imagens e entrevistas que mostram os feitos de nomes como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Felipinho e outros nomes brasileiros no Circuito Mundial de Surfe.

O diretor do filme, Gustavo Malheiros, conversou com o Metrópoles e contou um pouco sobre como o documentário nasceu e foi produzido ao longo desses anos. Carioca, Gustavo afirma que passou a ter contato com o mundos das pranchas a partir dos 14 anos. Hoje, aos 52, ele explica o que vê de diferente entre as primeiras gerações de surfistas que acompanhou com os nomes que figuram nos principais torneios atualmente.

“Há sem dúvida uma mudança muito grande entre essas gerações. Em todos os aspectos. Desde a tecnologia que é utilizada, até a forma com que eles surfam. Tivemos antes nomes como o do Kelly Slater, por exemplo, que implementou as pranchas menores, diferentemente do que esperávamos. Hoje vemos manobras próximas do skate, com aéreos, e os brasileiros dominam isso, especialmente Medina, Felipinho e o Ítalo Ferreira”, destacou o diretor.

Gustavo conta que passou a filmar o Tempestade Perfeita a partir do título de Gabriel Medina em 2014. Ele revelou que estava no Havaí na ocasião, e que graças ao agente do surfista, pôde acompanhar a final de perto. Para o diretor, o título do surfista ajudou a curar as dores causadas por um outro esporte, o futebol.

“Eu olhava para a areia e só tinha brasileiro. Eu fiz as fotos daquele dia e ia fazer somente um livro, como já havia feito antes, mas decidi filmar. Quando o Gabriel foi campeão foi semelhante ao Brasil conquistar uma Copa do Mundo de futebol. A energia foi incrível. O título veio após o 7 x 1 sofrido para Alemanha e serviu para lavar a alma”, revelou Malheiros.

A partir daí, o diretor não parou mais de filmar, até porque, os brasileiros passaram a dominar a disputa. Malheiros revela que toda a produção tomou muito tempo e que a paralisação por conta da pandemia de Covid-19 o ajudou a editar todo o material feito ao longo dos anos.

Sobre 2021, ano em que Gabriel Medina foi tricampeão do Mundial e Ítalo Ferreira garantiu o ouro na 1ª disputa da modalidade em uma Olimpíada, Gustavo afirma que sem dúvidas o ano foi maravilhoso para o Brasil. Ele acredita que apesar desses feitos e da hegemonia que o Brasil vem conquistando nos últimos anos, o espaço do surfe na mídia ainda é pequeno.

“Acho que de alguma forma meu filme contribui para mudar isso. Tive um feedback muito bom de pessoas que são completamente leigas no assunto e que adoraram conhecer as histórias desses surfistas. Que acharam incríveis os feitos deles. Mesmo com o Ítalo e o Medina ficando em tamanha evidência em 2021”, destacou.

Tempestade Perfeita irá estrear na sexta-feira (17/12) nas plataformas Now, Apple TV, Google Pay, Youtbe e VIVO Play.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?