metropoles.com

Tatuador de Lebron James perde disputa por uso da imagem em videogame

Profissional exigia pagamento de direitos autorais pelo uso de imagens realistas de LeBron James e suas tatuagens em jogos eletrônicos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/2K Games
Imagem colorida de boneco do Lebron James apontando para tautagem no video game - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de boneco do Lebron James apontando para tautagem no video game - Metrópoles - Foto: Divulgação/2K Games

O tatuador de Lebron James, Jimmy Hayden, perdeu uma disputa judicial para as empresas Take-Two Interactive e a 2K Games. O conflito acerca dos direitos autorais de imagem pelas tatuagens se arrastava desde 2017.

O tatuador exigia o pagamento de direitos autorais pelo uso da imagens de LeBron – e de suas tatuagens reais – nos games. No entanto, o júri entendeu que a reprodução das tatuagens de LeBron nos jogos da NBA 2K não viola as leis que protegem direitos autorais.

Segundo o advogado da Take-Two, o veredito é relevante para a indústria do entretenimento, pois tranquiliza aqueles que temem exibir tatuagens. “Qualquer pessoa que já fez uma tatuagem e talvez tenha se preocupado com a liberdade de mostrar seu corpo com as tatuagens”, afirma o defensor da empresa.

Em 2020, a empresa já havia vencido um processo similar contra a Solid Oak Sketches, reforçando que, ao firmarem contratos com os atletas, estão autorizados a replicar suas imagens fielmente, incluindo as tatuagens.

A empresa se mantém cautelosa, especialmente com o esperado lançamento do jogo GTA VI.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?