metropoles.com

Tatiana Weston-Webb vence etapa no Circuito Mundial de Surfe

A surfista gaúcha venceu a americana Lakey Peterson de virada e ficou com o troféu da edição de Peniche, em Portugal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Twitter
Tatiane Weston-Webb é campeã de etapa no WSL
1 de 1 Tatiane Weston-Webb é campeã de etapa no WSL - Foto: Reprodução/ Twitter

O Brasil encerrou a etapa de Peniche, em Portugal, do Circuito Mundial de Surfe, em grande estilo. Na final, a gaúcha Tatiana Weston-Webb venceu a americana Lakey Peterson de virada e ficou com o troféu da edição. No masculino, Filipe Toledo terminou a disputa com o segundo lugar, perdendo na decisão para o americano Griffin Colapinto.

Com o mar baixo, a vitória de Weston-Webb não foi fácil. Encarando a 3ª colocada do ranking mundial, a brasileira radicada no Havaí começou a disputa atrás da americana, permanecendo assim durante boa parte da disputa. O título veio faltando apenas dez minutos para o fim da bateria, quando a gaúcha conseguiu uma nota 8, arrancando aplausos da areia.

Peterson tentou ficar à frente novamente, mas recebeu um 6,73 na última onda. O placar ficou em 15,33 contra 14,27 para Tatiana.

O título em Portugal garantiu o 4º lugar do ranking para Weston-Webb, com 15,220 pontos. De quebra, a surfista brasileira impediu a vice-campeã de pular para a segunda colocação da lista Enquanto Lakey Peterson permanece em terceiro, com 16,495, as duas primeiras posições ficam por conta da costa-riquenha Brisa Hennessy (17,355) e da americana Carissa Moore (16,495).

Essa foi a segunda final entre Tatiana e Peterson na elite do surfe. Anteriormente, a americana havia levado a melhor sobre a brasileira seis vezes ao longo da carreira. Com o troféu, a brasileira levou para casa seu terceiro título no Circuito Mundial. As outras duas conquistas foram no Aberto dos EUA, em 2016, e na etapa australiana de Margaret River, em 2021.

A vitória sobre Peterson não foi a única comemoração do dia para Weston-Webb. Na semifinal, a gaúcha superou Carissa Moore por 10,76 a 10,17, conquistando a sexta vitória no duelo particular com a rival. A vice-líder do ranking tem duas vitórias a mais que a brasileira no confronto.

Filipinho é vice

As expectativas sobre Filipe Toledo eram grandes na decisão em Peniche. Depois de vencer o compatriota Italo Ferreira na semifinal, com 13,67 a 12,66, Filipinho teve pela frente o americano Colapinto, mas acabou sendo derrotado por 14,34 a 14,20 e ficou com o vice em Portugal.

Depois de vencer o bicampeão mundial John John Florence na semifinal, Colapinto teve atuação eficiente na decisão, pegando apenas seis ondas. Após a primeira tentativa, o dono da única nota 10 na etapa conseguiu um 7,67 e outro 6,67, suficientes para garantir a vitória. Filipinho surfou 11 ondas, tendo um 7,53 como melhor nota.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?