metropoles.com

Surfista Marcio Freire morre após se acidentar em onda gigante

O surfista morreu em Portugal após se envolver em um acidente enquanto descia um paredão na Praia do Norte e não resistir aos ferimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Márcio Freire em praia - Metrópoles
1 de 1 Márcio Freire em praia - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

O surfista Márcio Freire, especialista em ondas gigantes, morreu nesta quinta-feira (5/1), aos 47 anos. O atleta se envolveu em um acidente enquanto descia um dos grandes paredões da Praia do Norte, em Nazaré (Portugal), e não resistiu aos ferimentos. De acordo com a imprensa portuguesa, o corpo será transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.

Ao portal Lusa, o comandante da Capitania de Nazaré, Mário Lopes Figueiredo, relatou que Márcio “foi rebocado para a praia por um colega” e recebeu socorro imediato por salva-vidas e, em seguida, por profissional de uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal, que foram acionados. Esta foi a primeira morte ligada ao surfe na Praia do Norte.

“Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local”, afirmou o comandante.

Segundo informações do portal Waves, o surfista estava na remada em uma onda de aproximadamente seis metros. “Foi na remada. Ele pegou uma bomba, […] todo mundo viu. Foi para baixo e não voltou, ficou todo mundo tentando achar. Só que ele estava só com colete normal, sem o inflável. Já chegou na areia sem pulso”, explicou Pietro França, filmmaker especializado em surfe e amigo da vítima.

Já Thiago Jacaré, também amigo de Freire e surfista de ondas gigantes, contou que “o mar estava ‘pequeno’, não tinha nem 20 pés [seis metros]. Pode ter tomado uma pranchada ou pegado uma ruim e foi muito fundo”. “Tentaram reanimar ele, não conseguiram. Os bombeiros e a galera do surfe fizeram de tudo, mas não deu”, disse Thiago.

Márcio Freire viajou o mundo todo com o surfe e é considerado uma das lendas da modalidade em ondas gigantes. Aos 23 anos, em 1998, foi um dos primeiros a se desafiar na onda Jaws, em Maui (Havaí).

O surfista integrava o trio Mad Dogs, compostos por outros dois baianos, Danilo Couto e Yuri Soledade. Os três eram conhecidos por desbravas as ondas gigantes sem aparatos de segurança. Atualmente, os atletas dessa modalidade vão amparados por elementos que diminuam o risco de acidentes, além de a presença de equipe de resgate e jet ski ser necessária no local.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?